Pular para o conteúdo

Instituto do Câncer inicia projeto de “Pet Terapia”

Iniciativa libera visita de animais ao Instituto como ação de humanização

Os pacientes internados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado a Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP, receberão, nesta terça-feira (27), a partir das 15 horas,a visita de colaboradores de quatro patas.

Organizada como um projeto piloto em parceria com a ONG Patas Therapeutas, a ação será realizada semanalmente com pacientes e acompanhantes indicados pelas equipes de enfermagem e de psicologia.

Na ocasião, os participantes poderão interagir com os pets voluntários da ONG em um local reservado especialmente para visita. O momento será acompanhado pelos donos dos cães, e por profissionais da Psicologia, Enfermagem e da Humanização.

Conhecida como terapia assistida por animais, a presença de cachorros no ambiente hospitalar é uma ação de humanização e consiste em uma prática de acolhimento que traz benefícios tanto aos pacientes quanto a equipe de saúde.

“Passamos inicialmente por um processo de adequação às normas da nossa Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e teremos o cuidado de incluir no projeto pacientes indicados pelas equipes que os acompanham em seu tratamento, tudo isso para que a ação seja, além de benéfica, segura para todos”, explica Maria Helena Sponton, coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Icesp e responsável pela implantação do projeto.