Pular para o conteúdo

Instituto do Câncer leva vídeos com depoimentos de pacientes às ruas de SP

Gravações que serão exibidas em tablets aos pedestres na região da Paulista abordam prevenção no Dia Mundial de Combate ao Câncer; ação será nesta quarta-feira, a partir das 10h

Em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, os pacientes em tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, gravaram dezenas de mensagens em vídeos que serão exibidas aos pedestres na região da avenida Paulista nesta quarta-feira, 8 de abril, a partir das 10h.

A iniciativa faz parte de uma campanha intitulada “Conselho amigo, a gente compartilha”.

A ideia é que os integrantes da equipe de Humanização do Instituto convidem as pessoas que estiverem passando pelas calçadas da Paulista para assistir, por meio tablets, às gravações, em que pacientes falam sobre suas vivências durante o tratamento de câncer e deixam um conselho amigo ao público. As pessoas que quiserem também poderão gravar um recado em resposta ou um depoimento sobre a ação.

Em um dos vídeos, por exemplo, o senhor José Roberto conta que não tinha o costume de ir ao médico e nem de fazer exames porque nunca havia sentido algum sintoma do câncer, porém o tumor de garganta se desenvolveu silenciosamente.

“Eu acho que as pessoas têm que se cuidar mesmo, os médicos estão aí para isso, para evitar que futuramente você tenha um problema grave”, alerta o paciente.

O Brasil responde por 22% de novos casos de tumores por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No estado de São Paulo, o Icesp é responsável por 10% do total de atendimentos.

“Quando a prevenção primária não é possível, o diagnóstico precoce é fundamental na busca pela cura e por uma boa qualidade de vida”, destaca o oncologista e diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

“O objetivo da campanha é justamente aproveitar a data e chamar atenção da população para a causa. Nosso papel é criar laços com o público e orientá-lo sobre a importância da prevenção, contribuindo com informações sobre hábitos saudáveis, sintomas da doença e tratamento”, destaca Maria Helena Sponton, coordenadora da ação e do Centro Integrado de Humanização do hospital.