Pular para o conteúdo

Instituto do Câncer oferece consultoria de moda e estilo para mulheres

Dicas de auto-estima, imagem e valorização do próprio corpo para quem enfrenta a doença, fazem parte da aula especial no Icesp

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP, abre as portas para o público feminino em uma ação especial para o “Outubro Rosa”.

Nesta sexta-feira (9), a partir das 14h, pacientes, acompanhantes e convidadas vão participar de um workshop sobre moda, imagem e autoestima com a consultora Danielle Ferraz, especialista no assunto há mais de 20 anos.

Intitulado como “Um Novo Olhar”, a ação tem como objetivo tratar a questão da imagem e de circunstâncias que costumam afetar uma pessoa em tratamento contra o câncer, como a perda do cabelo, das sobrancelhas e, em muitos casos, da própria autoestima.

“É preciso despertá-las para que voltem a se olhar como mulheres. Percebo, em meus trabalhos, que os problemas acabam nos definindo, que nosso foco está muito no defeito e quero desvincular isso delas. Inspirá-las a se olharem além da doença e mostrar que quando trabalhamos nossa imagem, por dentro e por fora, fortalecemos a autoestima”, argumenta a consultora.

A especialista vai ensinar às participantes “truques” para disfarçar alguns sintomas decorrentes do tratamento oncológico como o inchaço e maneiras de utilizar lenços e outros acessórios. Além de dar dicas para que cada mulher aprenda a valorizar seu próprio corpo, ressaltando as qualidades que a fazem única.

“Infelizmente, o câncer ainda é uma doença que carrega muitos estigmas. Por isso, enquanto enfrentam o tratamento, as mulheres também precisam aprender a redescobrir sua beleza. A autoestima elevada tem sido associada ao favorecimento da recuperação social e física. Nosso principal objetivo é resgatar o ânimo de quem está passando pelo tratamento”, explica a coordenadora de humanização do Icesp, Maria Helena Sponton.