Pular para o conteúdo

Instituto do Câncer premia personalidades na luta contra a doença

Pesquisa de vacina contra HPV e estudo de produção de anticorpos para combater células tumorais são um dos destaques da premiação

 

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada a Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, promoveu na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, a entrega do Prêmio Octavio Frias de Oliveira”. O evento, que está em sua quinta edição, tem como objetivo promover o reconhecimento e a contribuição nacional na prevenção e combate ao câncer.

O prêmio foi concedido em três diferentes categorias: Personalidade de Destaque, Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão julgadora do Icesp e do jornal Folha de S. Paulo e por membros da sociedade comprometidos com o tema.

Na primeira categoria, a ganhadora foi a Angelita Habr-Gama, uma das mais renomadas cirurgiãs da história da medicina brasileira e professora titular de cirurgia da Faculdade de Medicina da USP. Teve grande destaque na coordenação do programa de prevenção do câncer colorretal. Além disso, foi fundadora da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino.

Na segunda categoria, pesquisadores da USP foram destaque por desenvolverem uma estratégia de vacina de HPV, doença responsável pela grande maioria dos casos de câncer de colo de útero, além de tumores de cabeça e pescoço. O grupo ganhará o prêmio na categoria Pesquisa em Oncologia.

Na terceira e última categoria, Inovação Tecnológica em Oncologia, pesquisadores do Instituto Butantan comprovaram a ação de anticorpo monoclonal humanizado com potencial no combate de alguns tipos de câncer.

Os vencedores recebem uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 16 mil cada, além de um certificado.

“É um orgulho para o Icesp premiar essas importantes contribuições de profissionais que estão constantemente focados na área oncológica, suas pesquisas e avanços”, afirma o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

“Uma premiação como essa é fundamental para incentivarmos e parabenizarmos esses profissionais comprometidos com o combate à doença e seu controle. Eles merecem nosso respeito e reconhecimento, que é o foco desse prêmio”, afirma o Secretario de Estado da Saúde, David Uip.