Pular para o conteúdo

Instituto do Câncer promove “Encontro da Autoestima” a 70 mulheres com câncer de mama

Sentir-se bem consigo mesma faz toda a diferença na vida de uma mulher, principalmente, àquelas que passam por tratamento de câncer de mama, quando alguns aspectos podem abalar a sua confiança e autoestima. Por isso, nesta sexta-feira (25), às 14h, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, promove um “Encontro da Autoestima”, ação de valorização a pacientes em tratamento. Evento faz parte da Campanha Outubro Rosa.

A consultora de moda e estilo Danielle Ferraz abraça levará a sua experiência a essas mulheres com dicas de beleza e estilo. Após a apresentação, as pacientes ganharão uma superprodução com maquiagem, look e bijuterias para compor o visual, e passarão por um ensaio fotográfico profissional.

Ao todo, 70 mulheres que realizam atendimento ambulatorial no Instituto foram convidadas para este encontro, que terá ainda uma palestra com a equipe de psicologia do hospital.

“Nossa ideia é abordar questões de feminilidade nesse processo de transformação e mudanças que é o tratamento do câncer de mama. O objetivo é ressaltar a importância do autocuidado e o reconhecimento da identidade de cada uma delas. Os cuidados estéticos podem ser a ponte para auxiliar no resgate da autoestima e autoconfiança para além do adoecimento”, afirma a psicóloga do Serviço de Psicologia Hospitalar do Instituto do Câncer de São Paulo, Juliana Ono Tonaki.

Do ponto de vista do cuidado humanizado, esse será um momento marcante na vida dessas mulheres em tratamento. “É um simbolismo para dizer que há vida além do câncer. Queremos que seja um momento alegre, que ajude a elevar o ânimo das pacientes e inspirá-las a se olharem além da doença”, afirma a coordenadora de Humanização do Instituto do Câncer de Sâo Paulo, Maria Helena Sponton.

Durante o evento as pacientes também receberão lenços doados pela estilista Patricia Bonaldi e bijuterias cedidas pela marca Claudia Arbex.