Pular para o conteúdo

Instituto do Câncer realiza ação de conscientização e prevenção do câncer de mama

Nesta quarta-feira (16), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, realiza ação de conscientização e prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama na estação Sé do metrô, na Praça da Sé, Centro de São Paulo.

Das 11h às 14h, equipes de nutrição, reabilitação, enfermagem e psicologia do Instituto orientarão as pessoas que estiverem circulando pelo local sobre a importância de uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física como aliados na prevenção do câncer.

A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa e visa chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo todo. No Instituto, os grupos de Mastologia e Onco-Mama realizam em média 2,3 mil atendimentos por mês.

Um diagnóstico precoce possibilita tratamentos menos invasivos, com maiores chances de sucesso e mais qualidade de vida ao paciente. Além disso, fatores como alimentação, prática regular de atividade física e conhecer o próprio corpo são fundamentais na prevenção da doença. “É importante que as mulheres fiquem atentas aos sinais incomuns que seu corpo pode manifestar, como retração da pele, vermelhidão, inchaço com aspecto semelhante à casca de laranja, ferida ou descamação do mamilo e saída de secreção. Visitar o médico anualmente e realizar exames de rotina podem auxiliar na detecção inicial do câncer e de outras doenças”, destaca o médico chefe do Serviço de Mastologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, José Roberto Filassi.

Outras ações

Durante todo o mês, o Instituto do Câncer promove diversas ações sobre o tema. As pessoas que circularem pelo hall de entrada do hospital poderão apreciar a exposição de arte Revele o Rosa. Uma galeria de arte interativa com quadros pintados com base em histórias inspiradoras de pacientes em tratamento de câncer de mama. As obras estão expostas até dia 18, das 8h às 17h.

Com a proposta de levar informação de qualidade, no dia 22, às 12h30, acontecerá a palestra “Entendendo o Câncer – Especial Outubro Rosa”, no próprio Instituto. Ministrada pela médica responsável do Grupo de Onco-Mama do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Laura Testa, o evento é aberto ao público mediante inscrição prévia, que pode ser realizada aqui.

No dia 25, às 14h30, acontece o Encontro da Autoestima para pacientes convidadas, que receberão dicas de cuidado, estilo e beleza da jornalista e consultora de moda Danielle Ferraz. Na ocasião, as participantes serão maquiadas e participarão de uma sessão de fotos.

Para encerrar as atividades do Outubro Rosa e marcar a transição para o Novembro Azul, no dia 8 de novembro, às 11h, acontece o tradicional desfile promovido pela instituição, dessa vez, intitulado “As Nuances das Décadas da Moda”. Serão cerca de 40 “modelos”, entre homens e mulheres, que fazem ou fizeram tratamento no Instituto andarão pelo tapete vermelho com figurinos desenhados por alunos e futuros estilistas da Faculdade de Moda Santa Marcelina.

“As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’ têm como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.