Alckmin entrega nova radioterapia do Hospital de Base de Rio Preto

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, David Uip, inauguram nessa segunda-feira, 17 de julho, o setor de radioterapia do Hospital de Base de São José do Rio Preto. O investimento do Governo do Estado na reforma e adequação estrutural foi de R$ 6,2 milhões, superior a 60% do valor total investido.

O local conta com um acelerador linear, equipamento utilizado para radioterapia, que figura entre os mais modernos disponíveis no país e no mundo e tem capacidade de realizar até 3,5 mil sessões de radioterapia por mês. A estimativa é que oferta regional de sessões de radioterapia, por ano, seja ampliada em mais de 30%.

A obra foi realizada em duas etapas. A primeira abrangeu a reforma e adequação do setor de radioterapia. Na segunda, houve acabamento do local de instalação do equipamento de braquiterapia, a escadaria de acesso ao serviço de quimioterapia e serviços complementares.

O Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, participou da Inauguração da Radioterapia do Hospital de Base. Local: Sâo José do Rio Preto/SP. Data: 16/07/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img

Agora, o hospital, que integra a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, oferecerá tratamento completo para pacientes de toda a região de abrangência do Departamento Regional de Saúde (DRS) de São José do Rio Preto, composta por 102 municípios, com cerca de dois milhões de habitantes.

“Agora, o HB pode ofertar tratamento integral contra o câncer para pacientes da região, que tem aproximadamente 2 milhões de habitantes. O tratamento será oferecido num serviço com estrutura de ponta, que possui um dos mais modernos aceleradores lineares do mundo. Esse investimento evidencia o compromisso do Estado em fortalecer a assistência oncológica por meio da rede Hebe Camargo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Atualmente, os serviços oncológicos da região executam aproximadamente 135 mil sessões de radioterapia por ano. Esse tipo de tratamento é realizado pela Santa Casa de São José de Rio Preto e pelo Hospital Pio XII de Jales, e está em implantação no hospital Padre Albino, de Catanduva.

Outros investimentos do Estado no HB

Nos últimos anos, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 17 milhões para melhoria em diversos setores do serviço. Além de viabilizar melhoria no atendimento oncológico, com o novo setor inaugurado neste mês, investiu mais de R$ 10 milhões por meio do Programa de Modernização dos Hospitais de Ensino, em 2014.

O recurso viabilizou adequações em seis setores da unidade: Unidade de Transplante de Medula Óssea; UTI; setor de Hemodinâmica; serviço de patologia; setor de endoscopia; seção de exames oftalmológicos e litotripsia. O investimento também foi destinado a modernizar o atendimento com um Contact Center e para instalação de novas máquinas na lavandeira e uma caldeira a gás.

Rede Hebe Camargo

A Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer é composta por 76 unidades de referência na área oncológica, incluindo o Hospital Base de Rio Preto. Foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo, em 2013, com a finalidade de garantir atendimento de qualidade e fortalecer as unidades que já ofereciam tratamento contra o câncer.

No total, já foram investidos mais de R$ 110 milhões em diversas unidades, tanto para melhorias estruturais quanto para aquisições de equipamentos. Além de serviços modernos e altamente qualificados, conta com uma central de regulação de vagas para encaminhamento de pacientes com diagnóstico de câncer, cujo objetivo é viabilizar o tratamento ao paciente com a maior proximidade e celeridade possível. Atualmente, a rede tem capacidade para realizar aproximadamente 3,3 milhões de atendimento por ano, incluindo cirurgias, quimioterapia e radioterapia.