Joanópolis ganha Centro de Convivência do Idoso

O Governador em exercício, Rodrigo Garcia, e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, inauguraram nesta quarta-feira (22) o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Doutor Djahy Tucci”, no município de Joanópolis, na região de Campinas.

A obra teve um custo total de R$ 264 mil, sendo R$ 250 mil do Governo do Estado e R$ 14 mil da Prefeitura de Joanópolis. Com a inauguração, em um ano de gestão, foram entregues 26 equipamentos destinados aos idosos: 22 CCIs, 3 Centros Dia do Idoso (CDIs) e a revitalização do CCI no município de Bastos.

“Na área da assistência social, cuidamos das pessoas que mais necessitam e onde a mão e o apoio do Estado precisam ser eficientes. O Brasil caminha para ser um país de pessoas idosas. O desafio do poder público é fazer com que vivam mais e melhor, com qualidade de vida, saúde e oportunidades de lazer”, salientou o Governador em exercício.

O CCI integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social. O local tem capacidade para atender até 200 idosos independentes a partir dos 60 anos.

Estrutura

Os centros buscam oferecer um espaço de socialização para evitar o isolamento da pessoa da Terceira Idade. Lá, os frequentadores têm a possibilidade de despertar para novas habilidades por meios de diversas atividades socioeducativas, culturais e de lazer.

“O CCI de Joanópolis que entregamos hoje reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir mais qualidade de vida à população idosa no Estado. Esse é o olhar do nosso Governador, sempre preocupado em promover ações que garantam um envelhecimento mais ativo e independente para as pessoas da terceira idade”, afirmou Célia Parnes.

Entre as atividades oferecidas na unidade estão alongamento, dança, crochê, arte e reciclagem, música, recreação, teatro, horta, palestras, esporte e lazer, encontros dos idosos com seus familiares para o fortalecimento de vínculos, rodas de conversas, eventos temáticos, entre outros.

O local possui 200 m² de área construída, com um salão de convivência, três sanitários (feminino, masculino e de acessibilidade), cozinha, despensa, área de serviço e escritório.

SERVIÇO

Endereço: Rua Manacá da Serra, 89 – Jardim Solar da Mantiqueira – Joanópolis – SP