Pular para o conteúdo

Laboratório do Iamspe tem novo sistema para confirmação de coleta de exames

O Laboratório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está funcionando com um novo sistema para a confirmação de coleta de exames. Agora com tablets e leitor de código de barras em todos os pontos de coleta. A implementação, feita em setembro deste ano, trouxe agilidade e segurança aos usuários.

A confirmação que antes era feita no cadastro do paciente, passou a ser realizada pelas enfermeiras no box de coleta. No momento em que as etiquetas com os códigos de barras, que estão no prontuário do paciente são colocadas no leitor, informações como o horário exato da coleta e o profissional que coletou o exame são imediatamente
armazenadas.

“O novo sistema aumenta a segurança do paciente e do profissional, antes nós não conseguíamos ter este rastreamento. Agora evitamos erros,” explica a enfermeira Vera Lúcia Reis.

A informatização do serviço foi idealizada e implantada em conjunto com a equipe de Gestão da Tecnologia da Informação do Iamspe. Os profissionais fixaram o tablet em um suporte de acrílico acoplado ao leitor de código de barras e todo o sistema funciona conectado a rede de wi-fi, instalada também recentemente pela equipe.

“O resultado desta parceria beneficia diretamente o usuário. Pois, reduz o tempo de atendimento no Cadastro e melhora a rastreabilidade dos serviços,” disse Eduardo Soler, diretor de TI do Instituto.