Pular para o conteúdo

Leta lança livro infantil para aproximar crianças do mundo da Ciência

O Laboratório de Toxinologia Aplicada do Instituto Butantan (Leta) lançou, no fim do último mês, o livro infantil “Na Onda da Ciência,” material que utiliza o peixe paulistinha (zebrafish) como elemento de pesquisa e comunicação.

O projeto tem parceria com o Núcleo de Avaliação do Impacto Ambiental sobre a Saúde Humana (Toxicam), da UNESP de Botucatu, no interior de São Paulo, e apoio da Rede Zebrafish e do Centro de Toxinas, Resposta -Imune e Sinalização Celular (Cetics).

O principal objetivo do material é aproximar as crianças da Ciência apresentando o cientista em diversas formas e áreas de atuação, em diferentes laboratórios e campos de pesquisa.

Criado em menos de três meses, o projeto traz histórias com ilustrações coloridas e didáticas para explicar como o peixe paulistinha é utilizado como modelo de pesquisa, comunicação e divulgação científica. Ao final de cada história, são disponibilizadas tarefas e brincadeiras para que os pequenos possam exercitar aquilo que aprenderam.

A diretora do Leta e uma das coordenadoras do projeto, Mônica Lopes, disse que é preciso “plantar uma semente” educacional nestas crianças. “O elemento transformador de uma realidade é a educação. É necessário mostrar às crianças, de uma forma lúdica, a importância do zebrafish para a pesquisa, não somente como um peixinho de estimação”, afirmou a pesquisadora.

Caso alguma escola queira adquirir o livro, o representante da instituição deverá encaminhar um e-mail para difusao.cetics@butantan.gov.br ou fazer a solicitação pelo site www.cetics.com.br.