Líder em pesquisas médicas, Laboratórios de Investigação do HC completam 40 anos

Laboratórios são responsáveis por mais de 200 estudos em andamento, incluindo a vacina contra HIV e novas técnicas de transplante

Nesta sexta-feira, 13 de novembro, na Faculdade de Medicina da USP, serão comemorados os 40 anos dos Laboratórios de Investigações Médicas do HCFMUSP, líder em pesquisas na área da saúde no Brasil. Os LIMs são responsáveis, entre outras pesquisas, pelos testes da vacina contra o HIV e pelo desenvolvimento de novas técnicas de transplantes.

O evento, que terá início às 8h, contará com um ciclo de palestras sobre os estudos ao longo do dia. O centro reúne mais de 200 grupos independentes de pesquisa em suas 62 unidades laboratoriais que atuam nas diversas áreas da saúde, em diferentes institutos do HCFMUSP, Instituto Oscar Freire e Instituto de Medicina Tropical da USP.

Criado em 1975, de um convênio entre HC e FMUSP, os LIMs tem, entre as principais pesquisas do centro, os testes da vacina contra a Aids, questões relacionadas à saúde pública, como por exemplo impactos de poluição atmosférica sobre a saúde numa cidade como São Paulo. Nos laboratórios que também são desenvolvidos novos procedimentos cirúrgicos sofisticados como transplantes de fígado em crianças, por exemplo. Nos projetos desenvolvidos nos LIMs são também investigados doenças como leishmaniose, hepatite C, Alzheimer, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, asma, câncer de mama e de colo de útero, infarto do miocárdio, entre outras.

“Dentro do maior complexo hospitalar da América Latina, tem sido possível produzir conhecimento científico em todas as áreas da Medicina, promovendo prevenção de doenças, qualidade de vida e salvando vidas humanas”, afirma o diretor executivo, Geraldo Busatto Filho.

Os grupos de pesquisa dos LIMs produzem anualmente mais de 1.600 artigos científicos introduzindo abordagens diagnósticas, terapêuticas e de prevenção inovadoras para as mais diversas condições médicas.  A criação do Instituto dos LIMs como uma das unidades do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) foi uma opção para estimular a produção científica.

A presença dos laboratórios de pesquisa, inseridos em um hospital de alta complexidade, é extremamente produtiva. A pesquisa desenvolvida nos LIMs adquiriu um balizamento ditado pelo convívio intenso com problemas médicos. O contato diário com diferentes profissionais que atuam no Hospital, e com professores e alunos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Medicina, a dimensão humana do paciente e o progresso do tratamento médico constituem diretrizes fundamentais para a pesquisa desenvolvida nos LIMs. A medicina praticada no Brasil beneficia-se muito do conhecimento gerado nessas investigações.