Pular para o conteúdo

Livro ajuda a montar cardápio escolar equilibrado; download é gratuito

Com a volta às aulas, a preocupação com a alimentação de crianças e adolescentes nas escolas é redobrada. Frutas, legumes e verduras, muitas vezes, são trocados por produtos ultra processados, guloseimas e itens com alto teor calórico.

Para auxiliar a equipe multidisciplinar na escolha de alimentos para as merendas escolares e ajudar na educação alimentar dos estudantes, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), lançou o livro “Alimentação Escolar: promovendo a saúde do futuro”, disponível gratuitamente no link: https://www.codeagro.agricultura.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/alimentacaoescolar_promovendoasaudedofuturo.pdf.

O livro traz dicas de como montar um cardápio equilibrado, considerando a qualidade, quantidade, harmonia e adequação, para compor diferentes refeições. “A alimentação escolar, entre outros fatores, deve incluir frutas, legumes e hortaliças, ao menos três vezes por semana, além de suprir 20% das necessidades nutricionais diárias, em uma refeição”, afirma a nutricionista da Codeagro, Milene Massaro, responsável pela organização do livro.

Para isso, são sugeridos alguns modelos de cardápios, como o Arroz, creme de abóbora com carne e alface, e o Talharim com abóbora, frango assado e tangerina. O livro também traz dicas de como apresentar os alimentos nos pratos e receitas que podem ser preparadas nas escolas.

A publicação aponta o papel de diferentes profissionais, como diretores, coordenadores, nutricionistas e merendeiras, na contribuição da formação de hábitos alimentares saudáveis. Segundo o livro, o fornecimento de um alimento seguro aos estudantes, a formação de um ambiente propício a melhores escolhas alimentares e a promoção da educação alimentar e nutricional são elementos necessários para atingir a alimentação saudável no ambiente escolar.

Para Ludmilla Betteloni de Almeida, que vai pela primeira vez deixar seu filho Gabriel, de 2 anos, na escola, poder contar com livros como esse é muito importante. “A gente se preocupa com a alimentação dos pequenos em casa, mas não pensa muito no que eles vão comer na escola. Com o livro, podemos, tanto os pais como quem trabalha nas escolas, pensar nas coisas saudáveis e com mais saúde”, diz.

Essa e outras publicações da Codeagro também estão disponíveis gratuitamente nas livrarias digitais AmazonIssuuItunes e Kobo.