Pular para o conteúdo

Livro desvenda benefícios sobre o uso da soja para a saúde

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e o Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CESANS lançaram o livro “Soja – Nutrição e Sabor”, um manual feito para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada com o alimento como ingrediente principal.A soja e seus benefícios vêm sendo cada vez mais discutidos por especialistas em nutrição e alimentação saudável. Com isso, percebeu-se a necessidade de compilar informações sobre os benefícios da soja, os produtos comercializados, as técnicas adequadas de preparo, além de opções variadas de receitas.A publicação traz informações sobre os benefícios da soja à saúde e sua importância nutricional. Contém preparações à base de soja, incluindo métodos de preparo que visam o aproveitamento integral dos nutrientes.
A história da sojaA soja surgiu na China por volta do século XI a.c. e chegou ao ocidente no final do século XV. Nutricionalmente a soja é muito importante por fornecer grandes quantidades de proteínas, carboidratos, fibras, minerais e vitaminas do complexo B.

Amplamente estudado do ponto de vista científico, é considerado um alimento funcional, que contêm substâncias capazes de promover a saúde, prevenir doenças, como certos tipos de câncer (mama, próstata e cólon), doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, osteoporose, desnutrição, hipertensão e doenças renais, além de amenizar os sintomas da menopausa.

Os benefícios da soja para a saúde:

• Osteoporose: o uso da soja pode ser um método efetivo para prevenir a perda óssea após a menopausa.

• Climatério: o uso da soja pode diminuir em até 40% as ondas de calor durante o período do climatério (pós-menopausa).

• Doenças cardiovasculares: o consumo da proteína de soja em substituição à proteína animal pode contribuir na diminuição dos níveis de colesterol total, LDL e triglicérides.

• Cânceres: estudos têm concluído que o consumo de soja pode diminuir os riscos de câncer de próstata, mama e cólon.

• Desnutrição: devido ao seu valor nutritivo (carboidratos, proteínas, lipídios, minerais e algumas vitaminas), o uso da soja na prevenção e tratamento da desnutrição é de grande valia.

• Diabetes Mellitus: As fibras da soja exercem importante papel na regulação dos níveis de glicose no sangue, pois retardam a sua absorção, auxiliando no controle do diabetes.

• Outras doenças: há evidências de que o consumo da soja tem um efeito positivo no controle de outras doenças, como hipertensão, litíase (cálculos biliares) e doenças renais.