Luzia de Pinho Melo vai priorizar pacientes graves no PS infantil

Acordo com municípios do Alto Tietê prevê que quadros mais simples serão atendidos no Hospital Municipal Brás Cubas e no Pró-Criança, de Mogi, além dos postos de saúde

O Hospital das Clínicas Luzia Pinho de Melo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, irá priorizar, a partir da 1º de agosto, o atendimento de pacientes com quadros graves e gravíssimos no seu pronto-socorro infantil.

A medida faz parte de acordo firmado entre Estado e as prefeituras da região, com o objetivo de aprimorar e proporcionar maior racionalidade à assistência em saúde para a população do Alto Tietê.

Com isso, Hospital Municipal Brás Cubas e o Complexo Pró-Criança, em Mogi das Cruzes, além das Unidades Básicas de Saúde da região, ficarão responsáveis pelo pronto-atendimento pediátrico.

Havendo necessidade, as unidades poderão encaminhar as crianças para o Luzia de Pinho Melo, que receberá, no PS Infantil, os casos levados por ambulâncias da rede pública, além do Samu e do Resgate.

“A medida reorganiza o atendimento pediátrico na região e permite que o Luzia possa atender quem mais precisa do serviço do hospital, que são as crianças com quadros mais graves e complexos”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde.

Em reuniões realizadas entre prefeituras e secretarias municipais de saúde na região com diretores e equipes médicas do Estado, foram criadas estratégias que possam impactar de maneira positiva os atendimentos e, consequentemente, trazer resultados que possam ser transferidos para outras áreas da saúde no Alto Tietê.

O Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo é referência em alta e média complexidade em áreas como em neurocirurgia, cirurgia vascular, ortopedia e oncologia. A unidade atende 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde).