Pular para o conteúdo

#MaioAmarelo: USP abre inscrições para curso de prevenção de acidentes de trânsito

A disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, apresenta o curso “Acidente de Trânsito – o que é preciso saber” pelo segundo ano consecutivo. As inscrições ficam abertas de 1º a 15 de maio e o curso acontece a partir de 21 de maio de 2018, em modo EAD – ensino à distância.

Acidentes de trânsito estão entre as dez principais causas de morte entre brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde, alcançando anualmente 38,7 mil óbitos no país. Segundo o Infosiga SP, sistema de informações sobre acidentes de trânsito do estado de São Paulo , só no Estado de São Paulo, em 2017, ocorreram 5.645 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito. As principais vítimas são motociclistas e pedestres, ainda muito jovens, entre 18 e 29 anos.

O curso de 2018 foi dividido em três eixos: Conheça o corpo Humano (inclui homem Virtual Interativo); Atitudes corretas (como acionar o socorro e evitar riscos); e Cuidados com atitudes que podem gerar acidentes (sobre fones de ouvido nas ruas, andar e digitar e atravessar entre os carros durante o congestionamento).

Um acidente pode custar vidas

Desde 2014, é celebrado durante o mês de maio o #MaioAmarelo. O movimento mundial nasceu para conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito – principalmente em grandes cidades como São Paulo. Durante esse período, ações são feitas para alertar a população sobre a importância de manter uma relação de segurança e respeito no trânsito.

O fator humano é o principal causador de acidentes fatais no Estado de São Paulo. Segundo Ricardo Vanzetto, gerente médico do Grau (Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências), da Secretaria, o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de estimulantes estão entre os principais responsáveis pelos acidentes que vitimam jovens do sexo masculino. “Dormir pouco, fumar demais e comer mal são combinações perigosas que colocam em risco à vida de jovens motoristas”, explica.

A embriaguez e a falta de educação no trânsito é motivo também para um grande número de acidentes envolvendo ciclistas. “O número de acidentes graves envolvendo ciclistas continua alto porque as bicicletas precisam dividir cada vez mais espaço com os veículos. É preciso haver respeito mutuo e mais locais sinalizados e adequados aos ciclistas”, afirma Hassan Yassine Neto, médico socorrista do Grau.

Mais comum que acidentes envolvendo ciclistas são fatalidades relacionadas a motociclistas. Segundo pesquisa feita pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o principal motivo é a imprudência de quem dirige a moto e/ou de quem dirige o automóvel. “A culpa divide-se igualmente entre motociclistas e motoristas”, diz Júlia Greve, médica do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC. “Há um despreparo dos condutores para direção veicular em ambiente congestionado das grandes cidades”.

Quem, no entanto, sofre mais com a imprudência das pessoas no trânsito é o próprio pedestre. São os transeuntes quem lideram o ranking de óbitos. Entre os tipos de colisões mais fatais estão, respectivamente, a de pedestres com automóveis, ônibus e veículos motorizados de duas ou três rodas.

“Quando o pedestre é atingido por um veículo, toda a energia do impacto é transferida para a vítima, que não possui dispositivos de segurança, como cinto de segurança, estofados, air bags, barras de proteção, entre outros, para minimizar a energia liberada após a batida. Mesmo motocicletas ou bicicletas são capazes de causar mortes por conta desta transferência de energia. Além disso, por ser muito frágil quando exposto aos acidentes com outros veículos, o corpo humano fica vulnerável a traumas graves que podem comprometer funções vitais”, diz Gustavo Feriani, supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgência (Grau) da Secretaria.

SERVIÇO
Acidentes de Trânsito – o que é preciso saber
Inscrições: de 1º a 15 de maio
Data de início do curso: 21 de maio de 2018
Inscrições e informações: http://jovemdoutor.org.br/transito/

O curso é gratuito e tem certificação. Vagas limitadas.