Maior hospital da zona Norte de SP quadruplica leitos de UTI

Maior hospital da zona Norte de SP quadruplica leitos de UTI

Investimento do Governo do Estado é de superior a R$ 24 milhões e abrange a readequação do espaço, compra de equipamentos e contratação de equipe multidisciplinar

O governador Geraldo Alckmin entrega nesta sexta-feira, 27 de novembro, a ampliação do setor de UTI adulto do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, unidade da Secretaria de Estado da Saúde e maior hospital da zona Norte da capital.

O número de leitos saltará de 10 para 40 leitos destinados ao atendimento de casos de alta complexidade clínicos e cirúrgicos.

O investimento total é de R$ 24,2 milhões para readequação do espaço, aquisição de equipamentos e contratação de especialistas e profissionais de saúde para operacionalizar e gerenciar os 40 leitos.

A ampliação da capacidade de atendimento permitirá a otimização da dinâmica do centro cirúrgico e da clínica médica. Isso porque os leitos estão subdivididos igualmente em duas UTIs – uma no segundo andar, com 20 leitos, voltada ao atendimento de pacientes clínicos, e  a outra no sexto andar, diretamente ligada ao centro cirúrgico, que atenderá pacientes do pós-operatório.

A equipe multidisciplinar, contratada por meio de convênio com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), será composta por 48 profissionais, como médicos intensivistas, plantonistas e diaristas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.

O convênio tem vigência de 13 meses e poderá ser prorrogado, se necessário. Ele prevê a ampliação gradativa no funcionamento dos leitos da UTI adulto, com aumento de dez unidades em funcionamento a cada 30 dias, atingido a plena capacidade no primeiro bimestre de 2016. Desde segunda-feira, 23 de novembro, 20 leitos já estão em operação.

“O Conjunto Hospitalar do Mandaqui oferece atenção hospitalar de média e alta complexidade, sendo referência nos atendimentos de urgência e emergência, principalmente no âmbito da neurotraumatologia. Ao quadruplicarmos a oferta de leitos de UTI adulto, garantimos maior qualidade e celeridade ao atendimento tanto pacientes clínicos e cirúrgicos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Com área total de 120 mil metros quadrados, o Conjunto Hospitalar do Mandaqui integra serviços de diversas frentes assistenciais instaladas em 32 edificações, que incluem o prédio hospitalar, ambulatório, Centro de Referência do Idoso (CRI) Norte, Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Zona Norte, unidades do SAMU e do Instituto Médico Legal, entre outros setores e serviços.

COMENTÁRIOS