Pular para o conteúdo

Malhação durante a gravidez é recomendada, mas com moderação

Manter uma atividade física durante a gravidez traz diversos benefícios para a mulher: redução do risco de diabetes, da hipertensão crônica, do ganho de peso exagerado e ainda facilita na hora do parto. Mas, como sugere a Dra. Maria Rita Bortolotto, médica obstetra do Hospital das Clínicas da FMUSP, é preciso ser feito com moderação e acompanhamento médico.

“A partir de o momento que a mulher engravida, a malhação não pode ser exagerada, de modo que seja feito em uma menor frequência cardíaca nem provoque dores no corpo. Como cada corpo responde de um jeito diferente, é fundamental procurar acompanhamento médico antes de começar qualquer atividade”, explica ela.

De acordo com o médico Timóteo Araújo, as gestantes devem adotar um estilo de vida ativo, praticando, ao menos, 30 minutos de exercício físico por dia.

“O primeiro risco que a gestante que não pratica atividade física corre é o sedentarismo. Os benefícios de um estilo de vida ativo para grávidas vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente à ela. Ao bebê também”, explica Timóteo.

A estudante Lis Cristal Siqueira, publicitária, conta que teve dificuldades em incluir os exercícios em sua rotina de grávida, mas “com o acompanhamento médico periódico e certa regularidade, percebi consideráveis respostas no corpo”.

As atividades físicas regulares devem ser combinadas com uma alimentação saudável e equilibrada. Para  a médica Elisabete Almeida, as mulheres não podem ter medo de ganhar um aumento excessivo de peso, mas se preocupar com o ganho de pessoa adequado para o completo desenvolvimento do bebê.

“As mulheres que entram na gestação no peso ideal e ganham entre 11 e 15 kg têm menos problemas do que as que ganham mais ou menos que isso”, alerta a especialista.