Pular para o conteúdo

Mamografia é a melhor prevenção contra o câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, mas mesmo assim tem muitas delas que não sabem da importância dos exames preventivos.

Viviane Lúcia Pereira, dona de casa, já teve um nódulo no seio e era benigno. “Eu já fiz ultrassom, mas até agora mamografia não”. Maria Auxiliadora Silva, de 62 anos, está há cinco anos sem fazer o exame. “Eu tenho seis nódulos em cada mama, mas os médicos afirmam que não é maligno”.

De acordo com o mastologista Luiz Henrique Gebrim, o câncer de mama atinge todo e qualquer tipo de mulher. “É importante saber que quanto mais idade a mulher tem, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, pode ser um câncer silencioso. O que traz a mulher ao médico são dores ou pontadas na mama, mas isso não tem a ver com o câncer. O que mais preocupa é o aparecimento de nódulos”.

A mamografia, assim, é a melhor forma de prevenção contra esse tipo de tumor. O exame deve ser realizado por mulheres com mais de 50 anos de idade, pelo menos, a cada dois anos.

“Eu tenho 66 anos e já fiz mamografia algumas vezes. Nunca tive indícios de nada”, afirma Rosa Pereira. Já Marina Cesarino, diz: “Faço todos os anos desde os 40 porque já tive casos na família, então me previno”.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas descobre em um estágio anterior, e isso sim impede que ele evolua”, conclui Gebrim.