Pular para o conteúdo

Mamografia é fundamental para prevenção do câncer de mama

De acordo com estimativa divulgada nesta terça-feira (4) pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), ocorrerão no Brasil 66 mil casos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020 – 2022, o que torna o câncer de mama como o mais comum entre as mulheres, com exceção do câncer de pele não melanoma.

Para prevenir e detectar esse tipo de câncer, a mamografia é recomendada para mulheres a partir dos 50 anos, assim como exames periódicos de rastreamento para verificar lesões pequenas imperceptíveis ao apalpar, explica a chefe de oncologia clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Maria Del Pilar Estevez Diz

A partir da popularização do exame de mamografia do mundo, tem ocorrido uma significativa redução de mortalidade deste câncer por conta do diagnóstico precoce e de tratamentos eficientes.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

Mulheres de Peito

Criado em 2014 pela Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo, o Programa Mulheres de Peito oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

Carretas realizam exames em cidades do litoral e interior de SP 

O atendimento é destinado ao público geral nessa faixa etária. “Quanto maior a idade, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso”, diz o mastologista Luiz Henrique Gebrim. Ele alerta, no entanto, que mulheres de todas as idades podem ser atingidas pela doença.

Por conta disso, a carreta também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico (que pode ser emitido por profissional da rede pública ou particular), além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. “O acesso ao exame de mamografia agiliza o diagnóstico e o tratamento precoce para a doença”, diz José Henrique Germann, secretário de Estado da Saúde.