Pular para o conteúdo

Manter um estilo de vida saudável é essencial para pacientes com fibromialgia

O Dia Mundial da Conscientização da Fibromialgia e Fadiga Crônica é celebrado nesta terça-feira (12). A doença crônica é caracterizada por causar dores por todo o corpo, além de fadiga, alterações no sono e no humor, distúrbios cognitivos, entre outros sintomas que, quando não tratados, podem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes.

Ainda não se sabe exatamente qual é a causa dessa síndrome, e não existe um exame específico que a comprove. No entanto, de acordo com o médico de Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Diogo Souza Domiciano, alguns fatores estão associados à doença, que costuma ser mais comum nas mulheres. “A fibromialgia geralmente surge por entre 35 e 55 anos, mas a frequência varia de acordo com o critério utilizado para dar o diagnóstico”, explica.

Além do fator genético, condições como insônia crônica e apneia do sono favorecem o desenvolvimento da síndrome, pois, segundo o especialista, não dormir bem pode estar relacionado a sentir dor. Ansiosos e depressivos também correm mais riscos, bem como pessoas que possuem alguma dor localizada não tratada adequadamente ou doenças autoimunes que causam dor, como artrite reumatoide e lúpus.

A fibromialgia não tem cura. Porém, aderir a um tratamento multidisciplinar, composto por profissionais de diferentes áreas de atuação, e manter um estilo de vida saudável é essencial para que os pacientes diagnosticados consigam conviver melhor com a doença. “É muito importante entender que o remédio sozinho não vai funcionar. É preciso praticar atividades físicas, incluindo aeróbico e treino de força, buscar suporte psicológico, quando necessário, e corrigir fatores mecânicos que podem perpetuar a dor”, conclui Domiciano.

Um tratamento muito utilizado e comprovado em diversos casos é a acupuntura. Antes de recorrer ao tradicional tratamento, no entanto, é importante buscar auxílio médico para obter o diagnóstico clínico para a origem da dor. A acupuntura se junta a outras terapias em busca do bem-estar do paciente. A cozinheira Neuci Francisco Dias foi uma das beneficiadas desse atendimento para melhorar de fibromialgia, uma espécie de dor crônica. “O tratamento da acupuntura vem sendo muito benéfico para mim. Eu recomendo”, enfatiza.

A acupuntura faz parte desde 2007 do cardápio de opções terapêuticas oferecidas nas unidades de saúde do Estado de São Paulo.12 Os métodos oferecidos são a aplicação de ventosas ou moxa, a eletroestimulação e a tradicional inserção de agulhas em pontos predeterminados do corpo.