Maquete do novo hospital do Litoral Norte está exposta no Serramar Shopping

Investimento do Governo do Estado para construção da unidade é de R$ 188 milhões, por meio do programa Saúde em Ação

Os moradores da região do Vale do Paraíba já podem ter uma ideia prévia de como ficará o novo Hospital Regional do Litoral Norte. A maquete da obra está exposta no Serramar Shopping, na Portaria 1, e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 12h às 22h. O shopping está localizado na Avenida José Herculano, 1086, Pontal de Santa Marina, em Caraguatatuba.

O novo hospital é mais uma das obras do Programa Saúde em Ação, parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com a Secretaria de Estado da Saúde. A obra conta com um investimento de R$ 188 milhões e oferecerá 186 leitos médicos, divididos entre clínica médica e cirúrgica, ortopedia, traumatologia, neurocirurgia e UTI Adulto.

O objetivo da implantação da nova unidade é garantir atendimento especializado e de alta complexidade para os moradores de toda a região do Litoral Norte.

O hospital é uma das principais obras do Programa Saúde em Ação, que conta com um investimento total de mais de R$ 820 milhões para mais de 160 construções de novos serviços de saúde e reformas de Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e Departamentos Regionais de Saúde (DRS) nas regiões do Litoral Norte, Vales do Ribeira e do Jurumirim, Itapeva/Sorocaba e Região Metropolitana de Campinas. As regiões beneficiadas pelo projeto foram escolhidas pela Secretaria de Estado da Saúde após um estudo que analisou as necessidades regionais e o perfil epidemiológico de cada uma.

Investimento na região

Somente no Litoral Norte, serão investidos R$ 230 milhões, com a construção de sete Caps (dois em Caraguatatuba, dois em Ubatuba, dois em São Sebastião e um em Ilhabela) e quatro clínicas (duas em Ubatuba, uma em Caraguatatuba e uma em São Sebastião), além das reformas de uma UBS em Ubatuba e da Ala Psiquiátrica do Hospital Stela Maris, em Caraguatatuba.

Do total a ser investido, 70% são provenientes do BID e 30% são recursos do Tesouro do Estado.

“O governo do Estado de São Paulo vem buscando, cada vez mais, novas parcerias que facilitem o financiamento de projetos desenvolvidos com o objetivo de ampliar e melhorar o acesso da população a serviços de saúde modernos, bem equipados e próximos de suas residências”, diz David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.