Pular para o conteúdo

Marmita ajuda na busca pela alimentação saudável

Manter uma rotina alimentar saudável durante o expediente não é fácil. São muitas as tentações dentro dos restaurantes e buffets. Por isso, além de ser uma opção mais econômica, levar marmita é também um alternativa mais saudável.

É preciso, no entanto, ter alguns cuidados tanto na preparação da marmita quanto no transporte do alimento de casa para o trabalho. O alerta serve para livrar a comida preparada de qualquer tipo de contaminação e intoxicação alimentar.

“Se o trajeto até o trabalho for longo, o ideal é acondicionar o recipiente em uma bolsa térmica. Assim, é possível manter a temperatura dos alimentos e evitar que sofram alterações no sabor, na cor e na textura ou até mesmo que estraguem. Saquinhos de gelo podem ajudar” explica Lara Natacci, nutricionista do Programa Meu Prato Saudável.

A especialista recomenda que, antes de montar a marmita, coloque os alimentos em um prato. Isso facilita na hora de calcular a quantidade de cada alimento. Metade do prato deve ser preenchida com verduras e legumes. A outra metade pode ser completada da seguinte maneira: 1/4 com carboidrato (arroz ou batata ou massas) e o 1/4 restante com proteínas vegetais (feijão, soja, lentilha, ervilha, grão-de-bico) e animais (carne bovina, frango, peixe e ovo). “É importante colocar uma fruta para a sobremesa”, orienta Lara.

Ao colocar os alimentos dentro do recipiente,  separe os quentes dos frios. “Alguns deles possuem divisórias, o que facilita na hora de montar. Outra opção é levar a salada em recipiente à parte”, diz ela.

Além disso, a nutricionista sugere que se evite colocar na marmita alimentos fritos, que levam molhos ou ovos, pois têm maior probabilidade de estragar e podem contaminar todo o restante da comida. Outra dica é temperar a salada apenas na hora de comer.

A estudante Anita França começou a estagiar e já sentiu os efeitos de levar marmita. “Além da economia do meu salário de estagiária, já surtiu efeitos relevantes também na balança”, comenta ela, que emagreceu alguns quilos desde que começou o hábito.

Criança também pode levar marmita

É preciso ter alguns cuidados na escolha dos alimentos que irão compor a lancheira das crianças na hora de ir à escola.

Refrigerantes, bolos, doces e frituras, ricos em açúcar e gordura, devem ser substituídos por alimentos mais saudáveis, ricos em nutrientes para manter a disposição durante a aula e a concentração nos estudos (veja sugestões de cardápio abaixo).

Segundo a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa, um bom lanche entre as refeições, principalmente no intervalo entre as aulas, garante o um bom funcionamento do metabolismo, digestão e absorção dos nutrientes.

Ela alerta que os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes.

O reflexo de manter uma alimentação saudável na escola é refletido em casa. A filha da contadora Amélia Cabral parou e exigir aquelas besteiras costumeiras dentro de casa. “Aqui em casa, passamos a comprar menos refrigerante, biscoito e outras coisas não muito saudáveis. Nossa filha passou a esquecer dessas guloseimas”, conta ela.