Pular para o conteúdo

Maternidade estadual lança site com berçário virtual

A partir de 3 de fevereiro, unidade disponibiliza site com orientações de saúde, guia de internação e canais direcionados a gestantes e Imprensa 

A partir desta quarta-feira, 3 de fevereiro, mulheres que derem à luz na Maternidade Santa Isabel (MSI), unidade hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde de S. Paulo, poderão dividir a alegria de ter um bebê com amigos e familiares por meio do berçário virtual disponível no novíssimo site do Hospital.

Fundada em outubro de 1978, este é o primeiro site da unidade. A criação do veículo de comunicação faz parte das iniciativas de gestão da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), que está à frente da unidade desde junho de 2012 e, nesse período, vem implantando melhorias administrativas e assistenciais na rotina hospitalar.

Com acesso por dois endereços (www.msi.famesp.org.br e www.materrnidadesantaisabel.famesp.org.br), o berçário virtual está inserido num canal do site chamado Espaço Bebê, que também traz significado de nomes de meninos e meninas e artigos assinados por profissionais de saúde com dicas de cuidados como, por exemplo, higiene do umbigo. Por dia, em média, nascem de oito a dez bebês na unidade.

“Tomamos o cuidado de elaborar um termo, supervisionado pelo Jurídico, em que a gestante autoriza ou não a publicação da foto de seu bebê no site, afinal nosso objetivo não é expor a criança, mas proporcionar aos pais a chance de dividir essa alegria com outras pessoas”, explica Antonio Rugolo Jr., diretor executivo da Maternidade Santa Isabel, também diretor-presidente da Famesp.

Entre os conteúdos de serviço, há também guias de orientação às pacientes, lista do enxoval que deve ser levado à unidade no dia do parto e perguntas mais frequentes. No canal Imprensa, podem ser encontradas sugestões de pauta (release) e clipagem de matérias já veiculadas (MSI na Mídia).

 

Fan Page

O site foi desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Famesp, numa parceria entre as áreas de Marketing, Assessoria de Comunicação e Imprensa e Assessoria de Informática Hospitalar. Além do berçário virtual, há um canal direcionado à gestante (Espaço Gestante), com artigos de saúde e qualidade de vida, sempre assinados por alguma fonte da Famesp, e detalhes sobre o tradicional Curso de Gestante, oferecido pela Maternidade.

A ideia de um canal para gestantes já tinha surgido antes, em dezembro de 2013, quando foi criada a fan page da MSI no Facebook. Lá, semanalmente, eram publicados artigos com dicas de saúde na coluna “universo gestante”. A boa aceitação da fan page motivou a equipe a fazer o projeto do site.