Maternidade Santa Isabel abre campanha “Amor em Frasco” com abraço coletivo

Maternidade Santa Isabel abre campanha “Amor em Frasco” com abraço coletivo

 

No mês das mães, a Maternidade Santa Isabel, unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, lança oficialmente a Campanha “Amor em Frasco” – evento inédito para sensibilizar e homenagear as mulheres das redes pública e privada de saúde de Bauru sobre a importância da doação de leite humano.

As ações estão programadas para o período de 19 a 24 de maio e visam conquistar a colaboração do público para doar frascos de vidro, ideais para armazenar e conservar o leite humano. Além disso, as atividades incluem palestras, rodas de conversa, visitas de conscientização sobre doação de leite materno a parturientes internadas.

A campanha terá abertura oficial às 10 horas do domingo, 19 de maio – data em que é celebrado o Dia Mundial e Nacional de Doação de Leite Humano -, com a mobilização das doadoras de leite que contribuem ou contribuíram com o posto de coleta da Maternidade. Na ocasião, as pessoas presentes serão convidadas a participar de um abraço coletivo na entrada da unidade hospitalar, num ato que simboliza o acolhimento e a troca de afeto nesta ação solidária.

O consumo médio de leite materno pasteurizado na Maternidade Santa Isabel é de 700 ml por dia. O leite é destinado a bebês internados em unidades de cuidados intermediários e de tratamento intensivo neonatal. Todos os processos de pasteurização e seleção das doadoras são realizados pela equipe do Banco de Leite de Bauru.

Campanha

A Campanha “Amor em frasco” seguirá até o dia 24 de maio, com programação para o público interno da Maternidade, envolvendo funcionárias e gestantes. Durante a semana, de 20 a 24, no período da tarde, a equipe do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade irá intensificar as visitas para conscientização de forma interativa nos quartos do alojamento conjunto e demais dependências do Hospital. Serão oferecidas às parturientes orientações sobre como fazer a coleta, higiene das mãos e das mamas, o melhor ambiente e como fazer a massagem e estímulo à lactação.

Doação de frascos

A doação de frascos de vidro com tampa de plástico, como, por exemplo, os de café solúvel e os de maionese, recipientes ideais para a conservação nutricional do leite humano, pode ser entregue na Maternidade (Rua Araújo Leite, 26-27, Vila Santa Tereza. Telefone 14 3213 2800), de segunda a sexta-feira, em horário comercial, destinando o pote à equipe do Posto de Coleta de Leite Humano. Não é necessário fazer a esterilização.

Benefícios do leite materno

O leite materno é rico em calorias, proteínas e lipídios essenciais para a nutrição, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico da criança até os dois anos de idade. E, nos primeiros seis meses, é fonte primordial e exclusiva para a alimentação infantil. Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é capaz de:

 

– Prevenir infecções e diarréia

– Reduzir risco de obesidade

– Garantir desenvolvimento cerebral saudável

– Prevenir infecções respiratórias, de ouvido e do sistema digestivo

– Promover a proteção cardiovascular

– Diminuir riscos de hipertensão, colesterol alto e diabetes

– Promover vínculo afetivo entre mãe e filho.

COMENTÁRIOS