Pular para o conteúdo

Medicina do viajante do Emílio Ribas

Qualquer pessoa pode utilizar esse serviço, não precisa ser paciente do hospital.

A equipe médica fornece informação, orientação e avalia o risco de adoecimento de acordo com áreas de risco para doenças. A avaliação é feita durante consultas pré-viagem, em trânsito e após o retorno. Recomendam-se vacinas que, em sua maioria, são aplicadas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE do próprio Instituto. Outras medidas de prevenção, tais como quimioprofilaxia para malária e demais informações  são também discutidas.

As consultas são agendadas previamente pelo e-mail agendamento@emilioribas.sp.gov.br de segunda à sexta-feira. Os agendamentos por e-mail serão respondidos com as informações necessárias para o dia da consulta.

Para o agendamento, favor informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, filiação, telefone de contato, horário de interesse (manhã ou tarde), sugestão de data. As consultas serão marcadas mediante a disponibilidade de data e horário, tentando respeitar o mais próximo possível da opção desejada.

Para o dia da consulta, é importante:

      • Chegar com 30 minutos de antecedência para abertura da ficha (guichê de admissão);
      • Apresentar documento com foto e carteira de vacina;
      • Trazer a carteirinha de vacinação.

Vacina da febre amarela

Para os pacientes que necessitem do Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela (CIVP) deverá antecipadamente acessar o site da Anvisa para realizar seu pré cadastro, necessário para a emissão da CIVP. www.anvisa.gov.br/viajante. Não fazemos troca de certificados de vacina emitidos em outros serviços. Para esta finalidade, recomendamos dirigir-se a algum posto da ANVISA localizados nos aeroportos.