Pular para o conteúdo

Médicos do HC tocam sanfona e teclado em festa junina das crianças da hemodiálise

Pediatras e equipe multiprofissional organizam festa junina no ICr nesta quarta (24); haverá comidas típicas e brincadeiras como argola e pescaria

As crianças em tratamento de hemodiálise do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas daFaculdade de Medicina da USP terão um dia especial nesta quarta-feira, 24 de junho. A partir das 11h30, eles vão participar de uma festa junina com comidas típicas. Os pediatras da instituição vão tocar instrumentos e animar o evento.

Toda a comida oferecida terá a supervisão de um nutricionista para adequá-la de acordo com a dieta permitida de cada criança. Os pediatras do ICr tocarão música ao vivo para seus pequenos pacientes. Alberto Helito, na sanfona, e uma das idealizadoras do evento, Andreia Watanabe, no teclado, contarão com o apoio de outros dois integrantes na banda. No local ainda haverá brincadeiras típicas como argola, pescaria e boca do palhaço.

O coordenador de enfermagem, Luciano Alvarenga dos Santos, diz que o setor realiza por mês 450 sessões de hemodiálise em crianças de dois meses até 18 anos. Ele explica que seus pacientes ficam em média um ano em tratamento até o transplante.

“São quatro horas diárias dentro do hospital de segunda a sábado. Essas ações de humanização são importantes para integrar funcionários, pacientes e acompanhantes. Além de proporcionar um momento de lazer e descontração para todos”, diz o coordenador.