Pular para o conteúdo

Mobilize seu grupo e salve vidas!!!

Mobilize seu grupo e salve vidas!!!

A Fundação Pró-Sangue disponibiliza uma van para grupos de no mínimo 10 e no máximo 15 pessoas. O serviço está disponível na segunda, quarta e sexta-feira e aos finais de semana das 9 às 15 horas. O agendamento deverá ser feito com pelo menos 2 dias úteis de antecedência, desde que a localização não ultrapasse um perímetro de 10 quilômetros do posto escolhido e o horário solicitado esteja dentro do horário de atendimento do posto.

João Pedro Cintra, que é dono de uma loja de açaí no centro de Bragança Paulista, organizou diversos amigos para doar sangue no posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue. “Eu fiz uma promessa, que se fosse cumprida, iria organizar um grupo de amigos para doar sangue. Consegui mobilizar 15 pessoas e vamos fazer este ato tão importante”, esclarece.

“Quando o João me convidou para doar sangue, não pensei duas vezes. É a primeira vez que faço a doação e estou adorando este clima de poder ajudar o próximo”, explica o publicitário Pedro Martins.

“A mobilização dos grupos de doadores é muito importante, com um único grupo que se mobilize, conseguímos salvar dezenas de vida”, explica Dante Langhi, diretor da Rede Nacional de Serviços de Hematologia e Hemoterapia (Hemorrede).

O serviço possibilita buscá-los e levá-los posteriormente de volta ao local de saída. A van está disponível para levá-los 1 vez pela manhã e 1 vez à tarde.

Seguem algumas recomendações:
* Somente será permitido o transporte das pessoas que vão doar sangue.
* A tolerância de atraso para saída do carro é de dez a quinze minutos. Caso o número de pessoas não atinja o combinado, o serviço será cancelado e a van seguirá viagem para o posto de coleta.
* A van buscará as pessoas no local previamente combinado, não sendo permitida a mudança do trajeto.
* Após a doação, é recomendável que o doador permaneça, no mínimo, 15 minutos no posto de coleta antes de ser liberado.

“Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Explica o presidente da Fundação, Vanderson Rocha.

Para realizar o agendamento, envie um e-mail para agendamentogrupos@prosangue.sp.gov.br.