Mulheres em tratamento são surpreendidas com apresentação musical no Instituto do Câncer

Mulheres em tratamento são surpreendidas com apresentação musical no Instituto do Câncer

Ação do grupo “Os Pitais”, liderado pelo músico Kiko Zambianchi, acontece nesta terça-feira, dia 10, e é uma das surpresas para a comemoração do Outubro Rosa

Quem passar pelo ambulatório de câncer de mama do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, será surpreendido, de maneira positiva, em uma tarde mais alegre e literalmente colorida, com apresentação musical e distribuição de rosas.

A ação, que terá início às 14 horas, faz parte da campanha #ÉPraFrenteQueSeRema: no rumo da prevenção, lançada pelo Icesp no Outubro Rosa para reforçar a mensagem de conscientização ao câncer de mama e, principalmente, de positivismo e apoio às pacientes que já foram diagnosticadas.

O grupo “Os Pitais” (lê-se hospitais), composto por Kiko Zambianchi, Andreas Kisser (um dos integrantes da banda Sepultura), o cantor China e diversos outros músicos com o principal objetivo de levar canções populares para pessoas que estão internadas ou passando por atendimento hospitalar, já é parceiro do Instituto do Câncer, mas essa será a primeira apresentação exclusiva – e totalmente inesperada – para pacientes do ambulatório de câncer de mama. Para marcar a grande estreia, os artistas farão a entrega de rosas e folhetos informativos para a plateia.

“Não é de hoje que a música e seus elementos são utilizados como terapia, criando canais de comunicação com pacientes e auxiliando na diminuição da dor, estresse, a ansiedade e, principalmente, ‘aliviando’ o ambiente hospitalar. Os benefícios não atingem apenas os pacientes e seus acompanhantes, mas também os profissionais que prestam assistência diária e compartilham sentimentos e emoções no cuidado do dia a dia. No Icesp, as terapias alternativas como a própria musicoterapia e a acupuntura são, sim, grandes aliadas do tratamento oncológico”, destaca a gerente de Humanização Maria Helena Sponton.

Árvore dos Desejos

Ao longo do mês de outubro, uma árvore gigante de 2 metros circulará pelos diversos setores em que as pacientes com câncer de mama passam, no Icesp, como Radioterapia, Quimioterapia, Ambulatórios e Reabilitação, com o intuito de incentivar a troca de mensagens de solidariedade entre pacientes, acompanhantes e os próprios colaboradores do hospital, em uma “correnteza” de incentivos a favor da esperança, acolhimento e autoestima.

 No rumo da prevenção

O Icesp lançou a hashtag #ÉPraFrenteQueSeRema para reforçar uma mensagem positiva e de incentivo às práticas saudáveis como o esporte na prevenção do câncer de mama e promoção do bem estar, durante o mês Outubro Rosa, que já marca, mundialmente, o combate à doença. A ideia é incentivar a população a usar a hashtag da campanha, quando publicarem fotos em suas redes sociais, mostrando como fazem para “remar” e levar a vida para frente, seja na prática de atividades físicas, na escolha de um prato saudável ou em momentos que trazem, de alguma forma, satisfação e saúde.

COMENTÁRIOS