Pular para o conteúdo

Mulheres em tratamento são surpreendidas com apresentação musical no Instituto do Câncer

Ação do grupo “Os Pitais”, liderado pelo músico Kiko Zambianchi, acontece nesta terça-feira, dia 10, e é uma das surpresas para a comemoração do Outubro Rosa

Quem passar pelo ambulatório de câncer de mama do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, será surpreendido, de maneira positiva, em uma tarde mais alegre e literalmente colorida, com apresentação musical e distribuição de rosas.

A ação, que terá início às 14 horas, faz parte da campanha #ÉPraFrenteQueSeRema: no rumo da prevenção, lançada pelo Icesp no Outubro Rosa para reforçar a mensagem de conscientização ao câncer de mama e, principalmente, de positivismo e apoio às pacientes que já foram diagnosticadas.

O grupo “Os Pitais” (lê-se hospitais), composto por Kiko Zambianchi, Andreas Kisser (um dos integrantes da banda Sepultura), o cantor China e diversos outros músicos com o principal objetivo de levar canções populares para pessoas que estão internadas ou passando por atendimento hospitalar, já é parceiro do Instituto do Câncer, mas essa será a primeira apresentação exclusiva – e totalmente inesperada – para pacientes do ambulatório de câncer de mama. Para marcar a grande estreia, os artistas farão a entrega de rosas e folhetos informativos para a plateia.

“Não é de hoje que a música e seus elementos são utilizados como terapia, criando canais de comunicação com pacientes e auxiliando na diminuição da dor, estresse, a ansiedade e, principalmente, ‘aliviando’ o ambiente hospitalar. Os benefícios não atingem apenas os pacientes e seus acompanhantes, mas também os profissionais que prestam assistência diária e compartilham sentimentos e emoções no cuidado do dia a dia. No Icesp, as terapias alternativas como a própria musicoterapia e a acupuntura são, sim, grandes aliadas do tratamento oncológico”, destaca a gerente de Humanização Maria Helena Sponton.

Árvore dos Desejos

Ao longo do mês de outubro, uma árvore gigante de 2 metros circulará pelos diversos setores em que as pacientes com câncer de mama passam, no Icesp, como Radioterapia, Quimioterapia, Ambulatórios e Reabilitação, com o intuito de incentivar a troca de mensagens de solidariedade entre pacientes, acompanhantes e os próprios colaboradores do hospital, em uma “correnteza” de incentivos a favor da esperança, acolhimento e autoestima.

 No rumo da prevenção

O Icesp lançou a hashtag #ÉPraFrenteQueSeRema para reforçar uma mensagem positiva e de incentivo às práticas saudáveis como o esporte na prevenção do câncer de mama e promoção do bem estar, durante o mês Outubro Rosa, que já marca, mundialmente, o combate à doença. A ideia é incentivar a população a usar a hashtag da campanha, quando publicarem fotos em suas redes sociais, mostrando como fazem para “remar” e levar a vida para frente, seja na prática de atividades físicas, na escolha de um prato saudável ou em momentos que trazem, de alguma forma, satisfação e saúde.