Pular para o conteúdo

Mulheres terão mamografia grátis sem pedido médico no mês do aniversário

Medida do governo de SP entra em vigor na segunda quinzena de fevereiro em todo o Estado, para nascidas em anos pares que tenham entre 50 e 69 anos

 As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos poderão fazer, gratuitamente, exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) sem precisar ter o pedido médico em mãos. Mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, entre AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas conveniadas estarão à disposição para ofertar o procedimento. Doze mil mamografias a mais por mês serão ofertadas na rede.

A medida, que integra o programa “Mulheres de Peito” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, começa a valer na segunda quinzena de fevereiro e tem como objetivos ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama. Trata-se de um programa inédito de rastreamento ativo da doença no Estado.

Neste ano serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. As aniversariantes de janeiro e fevereiro de 2014 poderão ligar, a partir da segunda quinzena deste mês, para um call center da Secretaria que fará o agendamento da mamografia em uma das unidades do programa. No próximo mês será a vez das mulheres que aniversariam em março agendarem o exame.

Já as mulheres que nasceram em ano ímpar poderão fazer o pedido do exame no ano que vem, também no mês do aniversário. Mas as mulheres nascidas em ano ímpar que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia poderão fazer o pedido também em 2014, pelo “Mulheres de Peito”.

A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação do exame.

Caso seja detectada alguma alteração no exame ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

“O Programa ‘Mulheres de Peito’ tem entre seus principais objetivos não só suprir a demanda reprimida, mas também diminuir o tempo de espera para a realização de mamografia. Com essa ação, o governo do Estado de São Paulo quer aumentar a cobertura do exame entre mulheres na faixa dos 50 a 69 anos, estimular o rastreamento e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.