Pular para o conteúdo

Museu Biológico inicia sua programação no ‘Férias no Butantan’

A terceira semana de programação do “Férias no Butantan”, com início na terça-feira (21), está cheia de atrações comandadas, desta vez, pelo Museu Biológico. Até o dia 26 de janeiro, os visitantes e os colaboradores do IB poderão brincar e aprender mais sobre as características e o comportamento de animais, como as serpentes, os escorpiões, as borboletas e as abelhas, por exemplo.

Nos próximos cinco dias, nove atividades farão parte de uma programação especial que acontece dentro e fora do museu. Dentre elas, uma caminhada pelo parque do Butantan na companhia de um educador caracterizado de Vital Brazil, o fundador do Instituto. Durante o passeio, que acontecerá no próximo sábado (25), às 9h30, os participantes conhecerão os edifícios históricos da instituição e a sua importância para a saúde pública do país.

Falando em caminhada, que tal fazer uma trilha na “floresta urbana” do Butantan? Na atividade que acontece no próximo domingo (26), a partir das 9h, o público poderá entrar em contato com espécies animais e vegetais presentes no trecho de Mata Atlântica preservada em que o IB está situado, além de refletir sobre a importância das áreas verdes para as grandes cidades.

Esta é a primeira vez que a programação especial de férias é estendida para todo o mês de janeiro, já que até o ano passado, ela durava apenas uma semana. Para o diretor do Museu Biológico, Giuseppe Puorto, essa edição prolongada tem sido um sucesso. “Os educadores estão muito empenhados em realizar atividades realmente enriquecedoras para os visitantes do IB. Preparamos tudo com muito carinho e espero que eles saiam daqui mais informados e interessados em Ciência, porque esse é o nosso intuito e nossa vocação: divulgar a Ciência”, afirmou.

“Desde que surgiu, o Férias no Butantan é um sucesso de público porque desperta na família toda, em especial, nas crianças e adolescentes, a curiosidade e a vontade de aprender e entender mais sobre Ciência e História”, afirma um dos coordenadores do projeto, o pesquisador Paulo Monteiro.

E não acaba por aí. A partir do dia 27 janeiro, é o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas que fica responsável pelas atividades do Férias no Butantan. Confira aqui a programação completa com todas as atrações até o dia 31 .

Semana do Museu Histórico

Na última semana, de 14 a 19 de janeiro, foi o Museu Histórico que esteve à frente da programação com a missão de despertar a curiosidade dos visitantes sobre a história da instituição. Além do acervo permanente, a organização do museu realizou seis atividades especiais que fizeram sucesso entre o público.

Foram registradas mais de 3000 pessoas, sendo que 391 delas participaram das atividades de férias.

O destaque foi para a “Missão Terra Dura”, em que os participantes botaram a “mão na terra” e viraram arqueólogos por um dia. Nela, eles puderam investigar como se deu a criação do Butantan.

 

SERVIÇO

O que é: Férias no Butantan

Quando: programação de terça a domingo, entre os dias 7 a 31 de janeiro

Público-alvo: crianças e adultos

Valor: o ingresso único para todos os museus do Butantan custa R$ 6 (sendo R$ 2,50 a meia-entrada). A entrada no parque e visitação ao Macacário e ao Serpentário são gratuitas.

Colaboradores têm acesso gratuito aos museus apresentando crachá.

Local: Avenida Vital Brasil, 1.500, Butantã

Horário de funcionamento: o acesso ao parque é aberto todos os dias, das 7h às 18h, e os museus funcionam de terça a domingo, das 9h às 17h.

Confira a programação completa aqui.