Pular para o conteúdo

Museu de Rua do Instituto Butantan expõe trajetória da instituição

Criado em 1991, em celebração ao aniversário de 90 anos do Butantan, o Museu de Rua, instalado na principal alameda da instituição, mostra por meio de 42 painéis, com textos bilíngues e imagens, as atividades de pesquisa, produção, cultural, edifícios e personalidades atuantes do Instituto.

“A ideia era ter um museu acessível para todos, que não tivesse distinção de escolaridade e idade. Quem quisesse saber mais sobre o Butantan, bastava olhar o Museu de Rua”, explica Larissa Foronda, coordenadora do Museu Histórico do Butantan.
Segundo o pesquisador e idealizador do projeto Henrique Moisés Canter, na época diretor do Centro de Desenvolvimento Cultural, o Museu de Rua tem uma importância enorme ao Butantan, aproximando colaboradores e visitantes de áreas mais íntimas da instituição, como a produção. “Ele cumpre o papel de informar as áreas como produção ou alguma atividade de pesquisa. Informações que não estão diretamente nos outros museus, mas no Museu de Rua, sim”, diz Canter.
Novos painéis
Em 1999, o Museu de Rua ganhou dois novos painéis e teve sua estrutura reformada, visto que era necessário um material mais resistente a chuva e ao sol.
Para o futuro, Canter menciona a possibilidade de modernização do Museu, “precisamos atualizar algumas informações, modernizá-lo, deixá-lo com menos tempo de leitura”, diz.