Pular para o conteúdo

Museus da Saúde também têm atração para as férias

Janeiro é sinônimo de férias para muitas pessoas e o que não faltam são opções de passeios e atividades em São Paulo. Assim, quem passar esse período na capital vai ter tempo para curtir e conhecer os espaços culturais, como museus focados na saúde.  

Veja abaixo cinco museus que separamos para você curtir as férias e entender um pouco mais sobre ciências, biologia e meio ambiente.  

Museu biológico 

Localizado em um edifício histórico, na antiga cocheira de imunização construída na década de 1920, o Museu Biológico é o primeiro do Instituto Butantan . 

O espaço cultural conta com uma exposição zoológica viva e permanente. Serpentes, aranhas e escorpiões podem ser vistos em recintos que recriam seu habitat natural. Também fazem parte da exposição, outros animais como lagartos, peixes e insetos. 

Endereço: Rua Emílio Ribas
Horário de Funcionamento: terça a domingo das 9h às 16h45
Contato:  (11) 2627-9452
Emailmuseubiologico@butantan.gov.br 
Ingressos na Bilheteriaterça a domingo das 8h45 às 16h  

Museu de Microbiologia

Inaugurado em 2002, o museu tem a missão de estimular a curiosidade científica nos jovens, promover oportunidades para aproximar a cultura científica do público por meio de exposições e ações educativas.  

Endereço: Rua Emílio Ribas
Horário de Funcionamento: terça a domingo das 9h às 16h45
Contato:  (11) 2627-9640/9541
Emailmuseumicrobiol@butantan.gov.br 

Ingressos na Bilheteria terça a domingo das 8h45 às 16h

Museu Histórico

Desde 1981, o museu visa preservar e divulgar a história da ciência e da saúde, especialmente do Instituto ButantanA exposição apresenta piso e parede originais, instrumentos científicos, equipamentos, mobiliário, entre outros objetos que foram utilizados em diversas áreas do Instituto. 

Endereço: Rua Emil Von Behring
Horário de Funcionamento: terça a domingo das 9h às 16h45
Contato:  (11) 2627-9525
Emailmuseuhistorico@butantan.gov.br 

Ingressos na Bilheteria
terça a domingo das 8h45 às 16h    

Macacário 

Os animais expostos no macacário do Butantan fazem parte de uma colônia de macacos Rhesus mantida pelo Instituto desde 1929. Em junho de 2019, ocorreu  inauguração do novo macacário, havia 67 animais na colônia, dos quais entre 15 e 20 podem ser observados por visitantes.  

O novo recinto tem 236 metros quadrados, com vegetação e rochas simuladas similares às encontradas no país de origem da colônia. Além de um pequeno lago, balanços, pneus, troncos de árvore  

Endereço: Rua Rudolph Virchow

Horário de Funcionamento: todos os dias das 9h às 16h45
Contato: (11) 2627-9300
Emailbioterio.central@butantan.gov.br 

Serpentário

Os visitantes podem observar serpentes da fauna brasileira em um ambiente semelhante ao habitat natural. Em seu espaço são desenvolvidas pesquisas sobre biodiversidade e conservação, além de atividades educativas. 

 Endereço: Rua Emilio Ribas
Horário de Funcionamento: todos os dias das 7h às 18h
Contato: (11) 2627-9811
Email: ecoevo@butantan.gov.br
O espaço do serpentário é aberto ao público visitante no perído de abertura do parque do Butantan 

Parque do Instituto Butantan 

Localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, o parque possui uma extensa área verde atua como importante refúgio para a biodiversidade. O espaço possui prédios históricos, laboratórios de pesquisa e museus, incluindo também um grande complexo industrial, responsável pela produção de vacinas e soros.  Os visitantes podem aproveitar a natureza com os remanescentes da fauna e da flora da Mata Atlântica, além de desfrutar atividades recreativas e lazer com a família. 

Endereço: Avenida Vital Brasil, 1500
Horário de Funcionamento: todos os dias das 7h às 18h 
Contato: (11) 2627-9300
Entrada Gratuita ao Parque