Pular para o conteúdo

Na Semana de Prevenção de Quedas, Instituto Central do HC orienta público idoso

No próximo dia 18, o Instituto Central do HCFMUSP irá celebrar a 10ª Semana Mundial de Prevenção de Quedas com a realização de atividades voltadas para o público idoso. A intenção é orientar e conscientizar os participantes sobre os principais cuidados que devem ter para a prevenção de quedas.

Segundo a fisioterapeuta Deise Ferreira, organizadora do evento, as consequências decorrentes de quedas têm grande impacto na qualidade de vida do idoso, pois podem levar a restrição da mobilidade, incapacidade funcional, isolamento social, insegurança, medo de cair e ocorrência de novas quedas.

“Uma fratura, por exemplo, pode demorar mais tempo para ser curada, exigindo uma internação maior, o que pode ocasionar outros problemas como infecções”, enfatiza Claudia Fló, coordenadora da área de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, nos idosos, é comum a ocorrência de multimorbidades “essas doenças agravam o quadro clinico do paciente, dificultando ainda mais a recuperação”.

A ação contará com oficinas práticas, de forma lúdica e dinâmica, para o treino de equilíbrio, coordenação, atenção e memória e ocorrerá no Espaço Ecos, das 8h às 12h.

Haverá circuito com exercícios funcionais que irão simular as atividades do dia a dia, jogos da memória e de tabuleiro, com ênfase nos fatores de risco para quedas e orientações nutricional, medicamentosa e social.

A promoção é da Divisão de Fisioterapia do Instituto Central, em parceria com as Divisões de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Serviço Social e Comitê Selo Amigo do Idoso.