Na Semana do Idoso, Hospital de Prudente conscientiza pacientes e colaboradores sobre os cuidados com o envelhecimento

IO Hospital Regional de Presidente Prudente está promovendo entre os dias 30 de setembro e oito de outubro, a IV Semana do Idoso.

As atividades desenvolvidas ao longo desses dias, buscam conscientizar os pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade sobre os desafios do envelhecimento, como melhorar cada vez mais o atendimento à pessoa idosa, e também, como se preparar para ser um idoso saudável.

A primeira atividade foi realizada nesta segunda-feira (30), com uma sessão de alongamentos e orientações com os pacientes idosos e seus acompanhantes que aguardavam consulta no ambulatório do Hospital Regional e no pátio do AME.

Nesta quinta-feira (3), o HR sediará o IV Simpósio Intersetorial do Idoso, com a presença de várias autoridades e entidades municipais e regionais, que trabalham direta e indiretamente com o atendimento à população idosa. O evento será das 8h às 17h, no anfiteatro da unidade. As inscrições para participar do simpósio foram feitas previamente e já estão encerradas.

Ao longo dessa semana, uma exposição itinerante chamada “cabine do envelhecimento” estará disponível para os colaboradores do HR e AME, para que eles possam se colocar no lugar desses pacientes e sentir as dificuldades que ele enfrenta no dia a dia. Simultaneamente, uma roda de conversa com o tema “planejamento do envelhecimento”.

Segundo a enfermeira responsável pela residência multiprofissional em saúde do idoso, a Dra. Larissa Esteves, momentos como esse servem para comemorar os avanços conquistados e para estimular novos trabalhos na atenção à pessoa idosa. “É momento de comemorarmos as melhorias que conseguimos implantar na rede de atenção à pessoa idosa. Mas é também momento de refletir o que ainda precisa ser melhorado. Muito foi feito, mas ainda temos um longo caminho para percorrer, para proporcionar cada vez mais um atendimento humanizado e de qualidade para esse público”, afirma.

HR – Hospital Amigo do Idoso

Em 2019, o Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” foi contemplado com o Selo Intermediário Hospital Amigo do Idoso, uma certificação dada aos hospitais que aderem ao compromisso de acolher de maneira ainda mais humanizada e eficaz os pacientes idosos.

A conquista veio dois anos depois de conseguir o Selo Inicial Hospital Amigo do Idoso, que foi aderido pela instituição em abril de 2016, quando na ocasião assinou o termo de adesão do programa “São Paulo Amigo do Idoso” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A unidade continua a realizar os processos de melhoria do programa, tendo em vista a conquista do Selo Pleno de Hospital Amigo do Idoso. Toda a organização e planejamento dessas ações é promovida pelo grupo gestor do hospital amigo do idoso, composta por 35 colaboradores do HR