Pular para o conteúdo

Nova direção da FMUSP toma posse

O novo Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, e Vice-Diretor, Prof. Dr. Roger Chammas, foram empossados em ato solene no Teatro da FMUSP.

Marcaram presença o Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan; o Secretário de Estado da Saúde, Prof. Dr. Marco Antonio Zago; Professores Titulares; funcionários; membros da Administração Superior do HCFMUSP e representantes de entidades da área médica.

Titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP desde 2003 e Chefe do Serviço de Coluna Vertebral do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP, o Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho foi Vice-Diretor na gestão 2014-2018. Por sua vez, o Vice-Diretor, Prof. Roger Chammas – Titular de Oncologia desde 2009 – é o Coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do ICESP.

O novo Diretor e o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP passam também a ocupar os cargos de Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da FMUSP. O antecessor no cargo de Diretor da FMUSP, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior entregou o capelo (que simboliza o alto cargo) ao Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filhos.

Ao ser empossado, o novo Diretor destacou que a gestão 2018-2022 manterá o foco na humanização, integração, internacionalização, sustentabilidade e excelência do ensino da Instituição, incorporando novas tecnologias e integrando ainda mais os grupos de pesquisa.

Dentro de dois anos, será realizado o encontro FMUSP 2020 com a atenção voltada para a formação dos médicos e profissionais de saúde para 2030 – lembrou o novo Diretor. Para o Reitor da USP, Prof. Dr. Vahan Agopyan, a Universidade de São Paulo e a FMUSP têm relevante papel: “Atividades do Estado são conjuntas e a presença de importantes personalidades comprovam o papel respeitável da nossa Universidade”.

Em seu discurso, o Secretário de Estado da Saúde, Prof. Dr. Marco Antonio Zago – que é ex-Reitor da USP e atualmente também preside a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – disse que a liderança e pesquisa inovadora da FMUSP exercem influência importante para a rede estadual de saúde e o SUS.