Pular para o conteúdo

Nove milhões de paulistas já foram vacinados contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza anualmente campanhas vacinais contra a gripe para os grupos considerados mais vulneráveis, como gestantes, idosos e crianças menores de cinco anos de idade. Ela previne contra os três tipos principais de vírus Influenza em circulação. Somente no ano passado, em todo o Estado, 11 milhões de pessoas foram vacinadas durante a campanha. Em 2018, a campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 23 de abril e já imunizou mais de 9 milhões de paulistas. Em vista da necessidade de vacinar mais pessoas pertencentes aos grupos prioritários a data da campanha foi prorrogada para até o dia 22 de junho.

“Para esses grupos tomar a vacina é especialmente importante para evitar complicações futuras, como pneumonia e internações hospitalares”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Considerando a meta, ainda é preciso vacinar cerca de 1,6 milhões de pessoas. O alerta especial na reta final da campanha é para crianças e grávidas, que ainda apresentam cobertura vacinal de 52% e 54%, respectivamente. Todas as regiões abrangidas pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRSs) têm cobertura vacinal de aproximadamente 75%.

A cirurgiã-dentista Larissa Malavasi, moradora de Sorocaba, levou seu filho João Guilherme, prestes a completar 10 meses, para tomar a vacina. “É bom saber que ele estará protegido do vírus, pois nessa idade uma gripe pode ser preocupante”, afirma a profissional da saúde.

“É importante lembrar que a vacinação está disponível todos os grupos até o dia 1º de junho; portanto, o público pode e deve comparecer aos postos”, destaca Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria. Ela aproveita para desmentir boatos de que tomar a vacina pode deixar a pessoa doente. “A vacina não provoca gripe, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. “Aumentar as coberturas vacinais é fundamental para que possamos reforçar a proteção e, por isso, solicitamos aos que ainda não se vacinaram que compareçam aos postos de vacinação”, completa Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças do Estado de São Paulo.

O governador Márcio França também destaca a importância da prevenção por meio da vacina. “O Influenza é perigoso para idosos e bebês. Pedimos a todos que se dediquem a divulgar essa campanha importantíssima”, recomenda.