Pular para o conteúdo

#NovembroAzul: Terminal Taboão da EMTU, em Guarulhos, recebe ação de prevenção do câncer de próstata

Nesta quinta-feira (28), agentes do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) estarão no Terminal Metropolitano Taboão, em Guarulhos, entre 11h e 14h, para conversar e orientar os passageiros sobre a prevenção do câncer de próstata. A ação encerra as atividades do movimento Novembro Azul promovidas pela EMTU/SP em parceria com diversas instituições voltadas para a saúde dos homens.

Os enfermeiros do IPGG, instituto ligado à Secretaria de Estado da Saúde, distribuirão material informativo e conversarão com os passageiros a respeito dos cuidados necessários para prevenir esse tipo de câncer, que costuma não apresentar sintomas. Além disso, haverá orientação sobre exames preventivos regulares. A conscientização é importante porque muitos homens, por preconceito e desconhecimento, evitam fazer o controle anual recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia a partir dos 50 anos.

 

Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece no mês de novembro e visa reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. As vítimas mais comuns são homens a partir dos 50 anos e pessoas com parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho, que desenvolveram a doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais frequente na população masculina brasileira, atrás apenas do câncer de pele. Em 2018 foram registrados 68.220 novos casos.

Segundo explica William Nahas, chefe do Serviço de Oncologia Urológica do Icesp e professor titular de Urologia do Departamento de Cirurgia da FMUSP, o diagnóstico precoce é importante no tratamento de qualquer tipo de câncer. Mas no caso do câncer de próstata, os exames devem ser feitos a partir dos 45 anos, para aqueles com antecedente familiar, e 48 anos, para os sem antecedente.

“Há duas formas para diagnosticar a doença: exame de PSA, com coleta de sangue, para verificar os antígenos específicos da próstata que denunciam alguma afecção na glândula, e o exame de toque, que dura poucos segundos”, conta ele. Nahas ainda conta que existe uma porcentagem significativa de casos que não são diagnosticados apenas com o exame de sangue, por isso a importância da associação dos dois procedimentos.

“Os principais sintomas são o aumento da vontade de urinar, acordando no meio da noite, com um jato urinário mais fraco e fino, exigindo que faça mais força para começar a urinar”, explica o urologista do Centro de Referência em Saúde do Homem, Joaquim Claro.

SERVIÇO

Campanha: Novembro Azul

Data: 28/11 (quinta-feira)

Horário: 11h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Taboão

Endereço: Av. Natalia Zarif, S/N.º Taboão – Guarulhos