Novo Ame é inaugurado em São Carlos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira, 28 de março, o novo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São Carlos. A unidade será referência no atendimento ambulatorial em 24 especialidades médicas e não médicas para seis municípios da região de Araraquara.

Foram investidos mais de R$ 2,4 milhões para compra de equipamentos, mobiliários e adequação predial. Como todo serviço de saúde, será implantada gradativamente.

“Nesse primeiro momento, vamos trabalhar com seis especialidades (neurologia adulto e infantil, proctologia, urologia, dermatologia, anestesiologia e gastrologia), definidas por meio de carências de demanda reprimida”, explica o Diretor do AME de São Carlos, João Luís Castro Vellucci.

A intenção é chegar em janeiro de 2019 cobrindo todas as 24 especialidades. “A previsão é passar de 1.120 mil atendimentos iniciais para 6 mil, e 4 mil exames/mês para 12 mil exames/mês”, acrescenta João Luís.

O novo AME vai proporcionar à população da região atendimento médico ambulatorial especializado, voltado para a investigação diagnóstica, orientação terapêutica e resolutividade cirúrgica para casos de menor complexidade.

“O novo AME beneficiará diretamente 350 mil pessoas de São Carlos e cidades da região (Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito). Essa unidade será referência no atendimento ambulatorial em 24 especialidades”, destaca o governador Geraldo Alckmin.

“É um dia de muita alegria. São Carlos e os seis municípios da região ganham o AME de número 58. São 58 Ambulatórios Médicos de Especialidades que ampliam o acesso da população aos atendimentos de especialidade”, pontua Eduardo Ribeiro, Secretário Adjunto Estadual de Saúde.

A unidade possui área de 1.568 m² e onze consultórios, dez salas de exames, salas de espera, salas para curativos, espaços específicos para medicação, enfermagem, repouso/observação, coletas e laudos, além de uma sala de centro cirúrgico com modernos equipamentos médico-hospitalares e capacidade de realizar procedimentos como biópsia, colonoscopia e outros.

“Com esse novo AME, ampliamos ainda mais o acesso da população a cuidados especializados na região de Araraquara, num serviço altamente resolutivo, capaz de ofertar diagnóstico e o tratamento no mesmo local”, destaca o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

O AME de São Carlos contará com vinte especialidades médicas, como Cardiologia, Dermatologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, entre outras, além de especialidades não médicas, como Nutrição e enfermagem (confira abaixo a relação completa de especialidades). Também oferecerá exames diagnósticos e terapêuticas, como raio-x, mamografia, ecocardiograma e colposcopia.

O agendamento das consultas é feita pelos próprios postos de saúde municipais, mediante sistema informatizado da Secretaria. A região já conta com os AMEs de Américo Brasiliense e Taquaritinga, que estão em pleno funcionamento.

O AME São Carlos fica localizado na Avenida Sallum, nº 1587, Vila Prado, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A organização social responsável pelo gerenciamento é a Santa Casa de Marília.

Marcações: