Pular para o conteúdo

Novo conselho consultivo leva membros da sociedade para dentro do HC

Atribuição será colaborar no desenvolvimento do complexo nas áreas de assistência, ensino e pesquisa

          O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, ganhou um conselho consultivo que colocará a sociedade como parte da administração superior do maior complexo hospitalar da América Latina.

A primeira reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, na sala da Congregação da FMUSP.

O conselho, uma conquista decorrente da transformação do HC em autarquia especial, será presidido pelo ex-secretário de Estado da Saúde e atual diretor da Faculdade de Medicina, Giovanni Guido Cerri.

O órgão contará, entre seus 32 membros permanentes, com nomes de diferentes setores da sociedade, como a Ordem dos Advogados do Brasil-SP, Associação Médica Brasileira, Sindicato dos Médicos de São Paulo, representantes dos governos federal, estadual e municipal e Assembleia Legislativa de São Paulo, entre outros.

A atribuição do conselho será colaborar no desenvolvimento do Hospital das Clínicas nas áreas da assistência, ensino e pesquisa.

“Este é mais um importante avanço dentro do Hospital das Clínicas. Com o conselho, estamos trazendo a sociedade para dentro da administração do HC. Será uma instância para ouvirmos e debatermos com os diferentes setores, entendermos e encaminharmos novas demandas. Assim, teremos um HC cada vez mais forte e conectado com a sociedade. Quem ganha com isso são os pacientes do HC e todos os nossos colaborares”, afirma Giovanni Cerri.

O Conselho terá entre seus integrantes a Diretora Clínica do HCFMUSP, Eloisa Bonfá, o vice-diretor da FMUSP, José Otávio Costa Auler Junior, e o superintendente do HC, Antonio José Rodrigues Pereira. Também terá entre seus membros Paulo Manuel Pêgo Fernandes, da Associação Paulista de Medicina, Florentino de Araújo Cardoso Filho, da Associação Médica Brasileira e José Cláudio Ribeiro Oliveira, da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo.