Pular para o conteúdo

Número de participantes da Olimpíada Brasileira de Biologia aumenta 300%

Na última sexta (22) e sábado (23), cerca de 120 mil alunos de 1.176 municípios participaram da 1ª fase da XV Olimpíada Brasileira de Biologia. Promovida pelo Butantan, a competição foi realizada em 3.223 escolas com o objetivo de agregar conhecimento e incentivar todos os alunos a se interessarem cada vez mais pela biologia.

O número de participantes da Olimpíada neste ano aumentou 300% em relação a 2018, quando 40 mil alunos foram inscritos. A coordenadora da Olimpíada Brasileira de Biologia e pesquisadora do Butantan, Sonia de Andrade, disse que a competição ajuda no desenvolvimento dos alunos e na popularização da biologia.

“A 1ª fase foi um sucesso, nós tivemos uma ampla adesão das escolas e alunos. É muito gratificante ver que a biologia está atingindo um público maior e mais diversificado,” afirma a pesquisadora.

A prova abordou questões básicas da biologia em seu conteúdo, como a citologia, botânica, zoologia, genética e evolução, ecologia, etologia, biossistemática e noções de farmacologia.

gabarito definitivo com as respostas está disponível no site da Olimpíada Brasileira de Biologia a partir de hoje (27). Os professores deverão encaminhar os resultados de seus alunos nesta mesma plataforma até quarta que vem (3). Profissionais que tiverem dificuldades, poderão encaminhar suas dúvidas para obb@butantan.gov.br

Escolas que não se inscreveram em 2019 poderão participar das próximas edições da competição. As Olimpíadas são realizadas todos os anos e as instruções são divulgadas pelo site e pelas mídias sociais do instituto (FacebookInstagram e Twitter).