Pular para o conteúdo

Nutricionista indica o que comer antes de dormir

Você costuma comer alimentos muitos pesados pela noite e tem dificuldades para dormir? Pois saiba que os seus hábitos alimentares noturnos têm tudo a ver com a qualidade de seu sono.

“Alguns alimentos parecem leves, mas não são. É o caso de bebidas que contém cafeína, como o café, mate, chá preto e chá verde, usado muitas vezes para quem quer emagrecer por ser um termogênico”, alerta Karin Klack, nutricionista do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Comidas muito apimentadas e condimentadas, chocolates, bebidas alcoólicas e comidas gordurosas também contribuem para um sono ruim, lembra ela.

O carboidrato é o grande vilão do sono? Para Karin, tudo depende da quantidade consumida. O carboidrato não pode ser considerado um vilão, pois faz parte do que nosso organismo precisa. “Nosso corpo precisa de uma química composta por proteína, carboidrato e lipídeos (gorduras)”, salienta.

O que comer antes de dormir? Para a nutricionista, as mães têm razão quando falam para tomar um copo de leite morno antes de domir. “Quando temos falta de cálcio no organismo, o risco de insônia é muito maior”, acrescenta.

Outros alimentos recomendados para comer à noite antes de cair no sono é o iogurte com um pouco de aveia ou granola, um pão integral com uma fatia de queijo branco, frutas pouco gordurosas, além dos sucos naturais e os chás de camomila, erva-doce ou erva cidreira.