Pular para o conteúdo

O que comer antes e depois de fazer exercícios

Atletas profissionais e até amadores precisam ter uma alimentação complexa e balanceada, com nutrientes do grupo dos carboidratos, proteínas, boas gorduras, frutas e vegetais. Essa combinação é importante para que a prática da atividade esportiva tenha boa performance e não desgaste o corpo.

Para a secretária Miriam Pereira, saber o que comer antes de se exercitar sempre foi um dilema. “Eu nunca tenho certeza. Tenho medo de comer algo pesado e passar mal ou de não comer muito e também passar mal”, conta.

Essas informações, no entanto, é apenas o começo. É importante observar quais alimentos devem ser consumidos antes da atividade física. A nutricionista Lara Natacci recomenda um lanche leve antes da atividade física, mas que seja rico em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e podem até acelerar a queima de gordura. “Pode ser uma banana com aveia, mamão com granola e até um suco com cereais integrais. Nozes e castanhas também são uma excelente opção”, diz.

Verduras e legumes são essenciais para melhorar a absorção das proteínas. Cuidado também com a hidratação! Ao eliminar água pelo suor, intensifique o consumo de água.

“Depois da prática esportiva, o ideal é consumir proteína animal magra, acompanhada de um carboidrato complexo, como o arroz, de preferência integral, ou massa integral, batata com casca, pão ou torrada integral”, conta a médica Elisabete Almeida.

Combate ao sedentarismo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para ser considerado pessoa não-sedentária, é preciso de 150 minutos de atividade física moderada por semana ou de aproximadamente 30 minutos diários.

Além disso, para o oncologista Paulo Hof, “os exercícios físicos podem combater a obesidade e auxiliam no equilíbrio hormonal, dois fatores de risco para o desenvolvimento de câncer, além de serem importantes na recuperação e reabilitação dos pacientes oncológicos, por assumirem um impacto positivo sobre corpo e mente”.