O que comer antes e depois de fazer exercícios

O que comer antes e depois de fazer exercícios

Atletas profissionais e até amadores precisam ter uma alimentação complexa e balanceada, com nutrientes do grupo dos carboidratos, proteínas, boas gorduras, frutas e vegetais. Essa combinação é importante para que a prática da atividade esportiva tenha boa performance e não desgaste o corpo.

Essas informações, no entanto, é apenas o começo. É importante observar quais alimentos devem ser consumidos antes da atividade física. Lara Natacci, nutricionista do programa Meu Pratinho Saudável, recomenda um lanche leve antes da atividade física, mas que seja rico em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e podem até acelerar a queima de gordura. “Pode ser uma banana com aveia, mamão com granola e até um suco com cereais integrais. Nozes e castanhas também são uma excelente opção”, diz.

Verduras e legumes são essenciais para melhorar a absorção das proteínas. Cuidado também com a hidratação! Ao eliminar água pelo suor, intensifique o consumo de água.

“Depois da prática esportiva, o ideal é consumir proteína animal magra, acompanhada de um carboidrato complexo, como o arroz, de preferência integral, ou massa integral, batata com casca, pão ou torrada integral”, conta a médica Elisabete Almeida.

COMENTÁRIOS