Pular para o conteúdo

Olimpíada Nacional de Ciências abre inscrições para alunos da rede pública e particular de ensino

Até o dia 6 de agosto, todos os alunos que estiverem regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série) ou na 4ª série do Ensino Técnico e que ainda não tenham ingressado em curso superior poderão ser inscritos na 4ª edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A inscrição deve feita pela escola do aluno, que pode ser tanto pública, quanto particular. Até o momento, mais de 1,2 milhão de alunos já foram inscritos na competição.

Desenvolvida pelo Instituto Butantan, Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é promovida e executada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem por objetivo incentivar o interesse pela Ciência entre os jovens no Brasil.

Uma das grandes novidades este ano foi a inclusão da disciplina de Astronomia nas provas, tanto da primeira quanto da segunda fase. Os alunos se submeterão, nesta edição, às provas que serão feitas em duas fases e que testarão seus conhecimentos em Biologia, Física, Química e Astronomia.

A coordenadora nacional da Olimpíada Brasileira de Biologia e membro da comissão Executiva da ONC, a pesquisadora do Butantan Sonia de Andrade, disse que competições deste nível servem para estimular o interesse dos alunos brasileiros pela Ciência. “As olimpíadas existem para incentivar os estudantes de modo geral. Promover competições deste tipo é importante para que possamos descobrir novos talentos que possam representar o Brasil em etapas futuras”, afirma a pesquisadora.

Como se inscrever?

Para realizar a avaliação, os representantes de cada escola deverão inscrever suas instituições pelo site da Olimpíada Nacional de Ciências. Poderão participar todas as escolas da rede pública e particular de ensino, desde que haja um professor credenciado junto à ONC.

A prova da 1ª fase acontece entre os dias 15 e 17 de agosto, na própria instituição de ensino dos estudantes. Todos os detalhes de inscrição, credenciamento, provas, regulamento e premiações estão disponíveis no site: www.onciencias.org.

Clique aqui para se inscrever