Opção mais saudável e oportunidade de renda extra: aprenda a fazer pão em casa

Opção mais saudável e oportunidade de renda extra: aprenda a fazer pão em casa

Fazer o seu próprio é bem mais fácil do que parece. Além de pode ser uma opção mais saudável em relação às padarias, a panificação caseira pode ser uma boa saída para ganhar uns trocados a mais e complementar a renda mensal. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apresenta o Manual de Pães Caseiros, do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans).

Sempre que pode, a dona de casa Irene Marques faz pão em casa. “Aqui todo mundo ama quando sai quentinho. É uma forma de cozinharmos juntos algo gostoso e nutritivo”, explica.

Segundo a nutricionista Katlly Evillim, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), com utensílios básicos de uma cozinha caseira é possível fazer pães e deixá-los mais saudáveis, nutritivos e econômicos: “Adicionando farinhas integrais, farelos e sementes, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, o pão fica mais saudável e nutritivo.”

Evillim também revela a forma de criar diferentes tipos de pães, para as mais diversas ocasiões, e acrescenta que “frutas, legumes e verduras também podem ser incluídos nas receitas, enriquecendo nutricionalmente sua preparação”.

Para evitar o excesso de sal no pão, o sal refinado pode ser substituído por ervas, diminuindo a quantidade de sódio. Referente a pães doces, o açúcar refinado pode ser substituído por açúcar mascavo ou demerara, que são mais nutritivos e contêm mais vitaminas e minerais. Para os diabéticos, o açúcar pode ser substituído por adoçante de uso culinário.

Outra dica importante é aproveitar a água de cozimento de legumes e frutas, que pode ser adicionada na massa do pão, garantindo o aproveitamento integral dos nutrientes. Para deixar o pão caseiro mais macio, a dica é sovar bastante a massa.

Depois da sova, as massas precisam descansar para que o fermento haja, fazendo com que o pão cresça e fique com uma textura mais fofa. Uma forma de verificar se o fermento já completou a sua ação e a massa já está pronta para ser recheada e modelada, é observar se ficou maior desde que colocada em descanso. Caso sim, o pão já pode ser finalizado e assado.

COMENTÁRIOS