Pular para o conteúdo

Outono com altas temperaturas alerta população contra a dengue

A estação do outono normalmente é caracterizada por temperaturas mais amenas e poucas chuvas. No entanto, não é exatamente o que estamos vendo no período deste ano. As altas temperaturas e as chuvas frequentes está dando uma cara de verão à estação.

Essa mudança alerta a população paulista à ameaça de dengue. Por isso, é preciso ter alguns cuidados dentro de casa para não deixar o mosquito entrar.

O apoio da população é fundamental para evitar focos do mosquito transmissor da dengue, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residências.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo identificou, por meio de sua rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz, a circulação do tipo 2 do vírus dengue, principalmente na região noroeste do Estado.

Esse sorotipo há algum tempo não estava presente no Estado e, portanto, as pessoas podem estar suscetíveis a infecções – casos de reinfecção apresentam maior risco de desenvolvimento de quadros clínicos mais graves.

É preciso estar atento aos sintomas da dengue, que podem começar repentinamente duram entre cinco e sete dias: febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele e dor abdominal (principalmente em crianças). Em caso de dúvidas ou suspeita, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima.