Outubro Rosa em unidades de saúde da região de Bauru

Outubro Rosa em unidades de saúde da região de Bauru

Mutirão de exame clínico das mamas atenderá mulheres de todas as idades no Hospital Estadual de Bauru; os AMEs de Ourinhos, Tupã e Itapetininga, e a Maternidade Santa Isabel, em Bauru, também oferecem programação especial

Diversas unidades da Secretaria de Estado da Saúde, gerenciadas em parceria com a Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) integram a campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama.

No Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ourinhos, a campanha inclui oferta adicional de exames de mamografias.

Já no Hospital Estadual de Bauru (HEB), o grupo “Amigas do Peito” realizará um mutirão de exame clínico das mamas, com participação de médicos voluntários. O evento acontecerá no dia 24 de outubro, entre 8h e 15h e é aberto para as mulheres de todas as idades. As inscrições poderão ser feitas na segunda quinzena de outubro, por telefone a ser divulgado posteriormente.

Como forma simbólica de contribuir para a conscientização da importância do diagnóstico precoce da doença, as fachadas do Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, Hospital Estadual Manoel de Abreu, Maternidade Santa Isabel e dos AMEs Bauru, Itapetininga, Ourinhos e Tupã, estarão iluminadas de rosa. A equipe do AME Bauru também fará distribuição de materiais informativos.

 

Nos AMEs da região

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ourinhos fará parte da campanha Outubro Rosa, abrindo suas portas para que mulheres com idade entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia. A ação acontecerá entre 5 e 9 de outubro, com 50 exames adicionais ofertados à população feminina da faixa etária informada. Serão dez exames por dia, sem necessidade de agendamento prévio.

Durante todo o mês, os aparelhos de TV do AME veicularão vídeos educativos sobre a prevenção do câncer de mama.

“A Campanha é pontual em outubro, mas integramos o programa ‘Mulheres de Peito’, oferecendo esse exame a mulheres de 50 a 69 anos, durante todo o ano”, explica Patrícia Rosa, gerente de enfermagem do AME de Ourinhos.

Entre fevereiro e agosto, o AME Ourinhos realizou 527 mamografias dentro do programa Mulheres de Peito.

No AME de Tupã, uma enfermeira e um médico mastologista vão ministrar palestras educativas sobre câncer de colo e câncer de mama, respectivamente. O evento será na tarde do dia 19, aberto aos pacientes do ambulatório.

Já no AME Itapetininga, a médica ginecologista obstetra Anice Maria Vieira de Camargo Martins vai ministrar uma palestra sobre câncer de mama.

 

Palestras educativas

Entre os dias 26 e 30, a Maternidade Santa Isabel vai oferecer exames de mamografias para funcionárias, suas mães e filhas.

E, no dia 27, o médico mastologista e diretor clínico da unidade, Douglas Aprobato Simões, vai ministrar uma palestra sobre câncer de mama para funcionárias da unidade.

Também no Hospital de Base de Bauru, ao longo de todo o mês de outubro, estão programadas palestras educativas com médico mastologista. 

 

Confira toda a programação da “Agenda Rosa”

  •        5 a 09/10 – AME Ourinhos: 50 vagas de exames de mamografia a mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que não tenham realizado mamografia no ano de 2015

10 vagas por dia, sem necessidade de agendamento prévio

Endereço: Avenida Vitalina Marcusso, 1.550 – Jardim das Paineiras

 

19/10 – AME Tupã

  •        14h – palestra com a enfermeira Daniela da Silva sobre câncer de colo do útero;
  •        15h – palestra sobre câncer de mama com o médico mastologista Giuliano Tavares

Abertas aos pacientes que estiverem no AME na data

Endereço: Rua Mangaguari, 970 – Centro

 

  •        24/10 – Mutirão de Exame Clínico de Mamas do Grupo Amigas do Peito e do HEB

Local: Ambulatório do Hospital Estadual de Bauru

Endereço: Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube, 1-100 – Geisel

Agendamentos a partir da segunda quinzena de outubro por telefone a ser divulgado posteriormente 

 

  •        26 a 30 – Maternidade Santa Isabel: oferece exames de mamografia às  funcionárias, suas mães e/ou filhas

 

  •        27 – Maternidade Santa Isabel: Palestra para as funcionárias da unidade sobre câncer de mama com o médico mastologista Douglas Aprobato Simões

COMENTÁRIOS