Pular para o conteúdo

Outubro Rosa em unidades de saúde da região de Bauru

Mutirão de exame clínico das mamas atenderá mulheres de todas as idades no Hospital Estadual de Bauru; os AMEs de Ourinhos, Tupã e Itapetininga, e a Maternidade Santa Isabel, em Bauru, também oferecem programação especial

Diversas unidades da Secretaria de Estado da Saúde, gerenciadas em parceria com a Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) integram a campanha “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama.

No Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ourinhos, a campanha inclui oferta adicional de exames de mamografias.

Já no Hospital Estadual de Bauru (HEB), o grupo “Amigas do Peito” realizará um mutirão de exame clínico das mamas, com participação de médicos voluntários. O evento acontecerá no dia 24 de outubro, entre 8h e 15h e é aberto para as mulheres de todas as idades. As inscrições poderão ser feitas na segunda quinzena de outubro, por telefone a ser divulgado posteriormente.

Como forma simbólica de contribuir para a conscientização da importância do diagnóstico precoce da doença, as fachadas do Hospital Estadual de Bauru, Hospital de Base de Bauru, Hospital Estadual Manoel de Abreu, Maternidade Santa Isabel e dos AMEs Bauru, Itapetininga, Ourinhos e Tupã, estarão iluminadas de rosa. A equipe do AME Bauru também fará distribuição de materiais informativos.

 

Nos AMEs da região

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Ourinhos fará parte da campanha Outubro Rosa, abrindo suas portas para que mulheres com idade entre 50 e 69 anos façam o exame de mamografia. A ação acontecerá entre 5 e 9 de outubro, com 50 exames adicionais ofertados à população feminina da faixa etária informada. Serão dez exames por dia, sem necessidade de agendamento prévio.

Durante todo o mês, os aparelhos de TV do AME veicularão vídeos educativos sobre a prevenção do câncer de mama.

“A Campanha é pontual em outubro, mas integramos o programa ‘Mulheres de Peito’, oferecendo esse exame a mulheres de 50 a 69 anos, durante todo o ano”, explica Patrícia Rosa, gerente de enfermagem do AME de Ourinhos.

Entre fevereiro e agosto, o AME Ourinhos realizou 527 mamografias dentro do programa Mulheres de Peito.

No AME de Tupã, uma enfermeira e um médico mastologista vão ministrar palestras educativas sobre câncer de colo e câncer de mama, respectivamente. O evento será na tarde do dia 19, aberto aos pacientes do ambulatório.

Já no AME Itapetininga, a médica ginecologista obstetra Anice Maria Vieira de Camargo Martins vai ministrar uma palestra sobre câncer de mama.

 

Palestras educativas

Entre os dias 26 e 30, a Maternidade Santa Isabel vai oferecer exames de mamografias para funcionárias, suas mães e filhas.

E, no dia 27, o médico mastologista e diretor clínico da unidade, Douglas Aprobato Simões, vai ministrar uma palestra sobre câncer de mama para funcionárias da unidade.

Também no Hospital de Base de Bauru, ao longo de todo o mês de outubro, estão programadas palestras educativas com médico mastologista. 

 

Confira toda a programação da “Agenda Rosa”

  •        5 a 09/10 – AME Ourinhos: 50 vagas de exames de mamografia a mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que não tenham realizado mamografia no ano de 2015

10 vagas por dia, sem necessidade de agendamento prévio

Endereço: Avenida Vitalina Marcusso, 1.550 – Jardim das Paineiras

 

19/10 – AME Tupã

  •        14h – palestra com a enfermeira Daniela da Silva sobre câncer de colo do útero;
  •        15h – palestra sobre câncer de mama com o médico mastologista Giuliano Tavares

Abertas aos pacientes que estiverem no AME na data

Endereço: Rua Mangaguari, 970 – Centro

 

  •        24/10 – Mutirão de Exame Clínico de Mamas do Grupo Amigas do Peito e do HEB

Local: Ambulatório do Hospital Estadual de Bauru

Endereço: Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube, 1-100 – Geisel

Agendamentos a partir da segunda quinzena de outubro por telefone a ser divulgado posteriormente 

 

  •        26 a 30 – Maternidade Santa Isabel: oferece exames de mamografia às  funcionárias, suas mães e/ou filhas

 

  •        27 – Maternidade Santa Isabel: Palestra para as funcionárias da unidade sobre câncer de mama com o médico mastologista Douglas Aprobato Simões