Pular para o conteúdo

#OutubroRosa: ações nos terminais da EMTU marcam o mês de luta contra o câncer de mama

Neste mês de alerta às mulheres na luta contra o câncer de mama, os passageiros dos Terminais Metropolitanos poderão saber mais sobre a doença e a forma de prevenção. Nesta semana, das 10 às 14 horas, a EMTU/SP programou três ações com instituições formadas por voluntárias e especialistas sobre o assunto.

As ações tiveram início nesta terça-feira (1º), quando representantes da Associação Rosa Mulher foram ao Terminal Metropolitano São Mateus distribuindo folhetos explicativos com orientações sobre o câncer de mama aos passageiros.

Na quarta-feira (2), o Programa Bem Querer Mulher (BQM) vai convidar as mulheres para um bate-papo no Terminal Metropolitano Jabaquara. O objetivo é chamar a atenção do público feminino sobre a importância do cuidado com a saúde física e mental. Além de falar do câncer de mama, a conversa vai abordar outros assuntos, como o combate à violência contra a mulher e a maneira de proceder em situações como essa.

A importância e  maneira correta  de fazer o autoexame será demonstrada pelos representantes do Viva Melhor na próxima sexta-feira (4) no Terminal Metropolitano Santo André.

De acordo com o Ministério da Saúde o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Outubro Rosa é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama e a iniciativa começou nos EUA, quando o país promovia várias ações de combate à doença em vários estados. Hoje o mundo todo segue o exemplo dos americanos, dedicando os dias deste mês para o conhecimento, a prevenção e o tratamento do câncer de mama.

 

 

SERVIÇO

Evento: Associação Rosa Mulher 

Local: Terminal Metropolitano São Mateus

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP

 

Evento: Programa Bem Querer Mulher

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/nº – Jabaquara – São Paulo

 

Evento – Viva Melhor 

Local: Terminal Metropolitano Santo André Leste

Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/nº – Centro – Santo André/SP