Pular para o conteúdo

#OutubroRosa: serviços estaduais de saúde têm programação especial neste mês

Com o objetivo de conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, unidades estaduais de Saúde montaram uma programação especial para o “Outubro Rosa”.

Referência no país na área de Saúde da Mulher e especialmente no tratamento oncológico, o Hospital Pérola Byington tem atividades durante todo o mês. Na última sexta-feira (4), pacientes em tratamento na unidade desfilaram com peças confeccionadas pelo Coletivo LabModaR, projeto de extensão universitária dos bacharelados em Design e Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi – Campus Moca.

Até 31 de outubro, haverá oficina de maquiagem e beleza, distribuição de kits de beleza, lenços e brindes. Durante o mês de conscientização, a Clínica Physioway e a estética Onodera destinarão parte da verba arrecadada em atendimentos de fisioterapia na saúde da mulher e massagens onopower ao Centro de Estudos e Pesquisa do Pérola.

O Instituto do Câncer de São Paulo também realiza atividades com orientações sobre a prevenção do câncer de mama nas dependências da unidade, palestras, ação de conscientização e aula de maquiagem para as pacientes mulheres em tratamento no Instituto. Sua fachada está iluminada em ‘pink’, assim como a da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Confira abaixo a programação dos demais serviços, organizados por região da capital onde estão localizados:

Zona Sul

O Hospital Regional Sul exibirá um banner na fachada durante todo o mês para lembrar a comunidade sobre o tema e necessidade da prevenção. Laços e rosas também serão distribuídos as funcionárias que poderão realizar o ultrassom de mama. Palestras com os temas prevenção e direitos das pessoas com câncer ocorrerão na unidade.

O Hospital Geral Ipiranga realizará, nos dias 24 e 25 de outubro, palestras com os temas: prevenção, auto cuidado e cuidando de quem cuida. Também haverá apresentação da Cia. de Dança Contemporânea, distribuição de laços rosas para os colaboradores e orientações sobre o controle da doença na prevenção primária.

O Hospital Infantil Darcy Vargas realizará, de 11 a 24 de outubro, orientações às funcionárias da unidade para realização do autoexame das mamas.

O Hospital Maternidade Interlagos realizará, no dia 17 de outubro, uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama e também aumentará em 20 mamografias a oferta semanal para mulheres com faixa etária de 50 a 69 anos. As interessadas devem procurar o ambulatório unidade do dia 7 a 31 de outubro.

De 4 a 11 de outubro, o Centro de Atenção Integrada a Saúde Mental (CAISM) Água Funda promoverá orientação para a realização do autoexame.

O Hospital Geral do Grajaú e o Hospital Geral de Pedreira (SUL) iluminarão suas faixadas com a cor rosa.

Zona Norte

No Conjunto Hospitalar do Mandaqui, o Centro Integrado de Humanização, a Gerência de Medicina Perinatal e o Voluntariado da unidade realizarão abordagens diretas aos usuários da unidade, disseminando informações e ações preventivas sobre câncer de mama. Além disso, a Gerência de Ensino e Pesquisa, em parceria com os Senacs Tiradentes e Vila Prudente, promoverão a sensibilização de pacientes, acompanhantes e visitantes.

O Hospital Geral de Taipas promoverá caminhadas nos dias 18 e 23, exibirá vídeos com depoimentos gravados com pessoas que venceram a luta contra o câncer de mama nos dias 29 e 30, e haverá ainda palestra com mastologista no dia 31. A programação também inclui acolhimento com autoteste, atividade física para colaboradores da unidade, e arrecadação de lenções e bonés entre os dias 7 a 31 de outubro.

O Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental Zona Norte iluminará sua faixada com a cor rosa.

Zona Leste

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barro  iluminará a entrada do prédio com a cor rosa e promoverá um mutirão de mamografias, por meio do qual mulheres de 40 anos ou mais poderão agendar o exame, sem necessidade de pedido médico, com agendamento pelo telefone 2291-2422. Toda a unidade estará mobilizada com a confecção e utilização de laços cor de rosa, com engajamento das voluntárias e equipe de enfermagem. Bexigas da mesma cor vão decorar o saguão da unidade. Uma roda de conversa com colaboradoras da unidade sobre prevenção ao câncer de mama acontece no dia 15 de outubro.

O Hospital Infantil Cândido Fontoura realizará palestra sobre prevenção ao câncer de mama nos dia 15 e 16 de outubro e, durante todo o mês, ofertará exame de mamografia para as servidoras da unidade.

O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), também conhecido como Cri Leste, tem uma atividade diferenciada: foram confeccionados mamas em crochê pela colaboradora Adriana Harumi com todas as fases e sinais da doença, e também mamas para que o público possa simular o autoexame e obter conhecimentos de prevenção. A programação é focada nos idosos e seus familiares, incluindo palestras sobre prevenção ao câncer de mama nos dias 4 e 17 de outubro. O “Abraço na Praça” acontece nos dias 17 e 30 de outubro na “Praça do Forró”, e o local também é ponto de partida de uma caminhada de conscientização no dia 31. Todas as atividades se iniciam às 10h na Praça Aleixo Monteiro Mafra.

O Hospital Geral de Guaianases fará coleta de papanicolaou, roda de conversa sobre o tema, palestras e caminhada.

O Hospital Estadual Vila Alpina terá com palestras, divulgação de locais para mamografia, distribuição de laços cor de rosa, coral e iluminação das árvores do jardim no tom da campanha.

O Hospital Geral do Itaim Paulista (Santa Marcelina) distribuirá material ilustrativo e explicativo sobre o câncer de mama e lacinhos cor de rosa, realizando ainda palestra sobre a importância do diagnóstico precoce.

O Hospital Estadual Sapopemba terá painel com divulgação, palestra de prevenção, decoração e distribuição de laços rosa, mural de fotos e coral, além de stand de orientações.

 Zona Oeste

O Hospital de Trasnplantes Brigadeiro iluminará sua faixada com a cor rosa. As unidade realizará bate papo, paletra e distribuirão material de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

O Palácio dos Bandeirantes estará iluminado na cor rosa no decorrer do mês, e o mesmo acontecerá com o prédio do Instituto do Câncer de São Paulo, que também realizará diversas atividades com orientações sobre a prevenção do câncer de mama nas dependências da unidade, palestras, ação de conscientização e aula de maquiagem para as pacientes mulheres em tratamento no Instituto.

A Secretaria também conta com parceria com a Artesp  (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que está projetando nos letreiros de rodovias mensagens de incentivo à prevenção, alcançando motoristas, familiares e demais viajantes que circulam pelo Estado de São Paulo.

“As ações em celebração ao ‘Outubro Rosa’, tem como objetivo, principalmente, chamar a atenção sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

 “Mulheres de Peito”

O Governo do Estado incentiva a realização da mamografia para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama com o programa “Mulheres de Peito”, composto por serviços fixos e quatro carretas itinerantes que circulam por todo o território paulista, facilitando o acesso aos serviços (confira abaixo os destinos e datas deste mês).

O serviço oferece exames de mamografia gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai de 48 horas a 15 dias após a realização do exame, dependendo da complexidade de cada caso. Desde 2014, já foram realizadas 212 mil exames de mamografia em diversas regiões do Estado.

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

Além disso, o Estado disponibiliza um callcenter para agendamento telefônico do exame (0800-779-0000). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesse caso, o exame é feito num dos mais de 200 serviços de mamografia fixos do SUS paulista, como AMEs, hospitais e clínicas.