#OutubroRosa: Saúde tem programação especial por todas as regiões do Estado; confira

Para conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, unidades da Secretaria de Estado da Saúde montaram uma programação especial para o “Outubro Rosa” em todo o Estado.

A programação da capital paulista conta com o Pérola Byington e no Icesp, além de outras atividades espalhadas por todas as regiões da cidade, da zona sul a zona norte, da zona leste a zona oeste.

> Na região do Alto Tietê, o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos irá ofertar 80 ultrassons para as pacientes da unidade, além de contar com a “Maleta Mulher Amiga” para funcionários e acompanhantes realizarem o autoexame das mamas.

No Grande ABC, hospitais estaduais da região irão promover diversas atividades, palestras e workshops, ações de autocuidado em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicada à conscientização do câncer de mama.

Em Osasco, o Hospital Regional irá distribuir laços e promoverá uma palestra. O Hospital Regional de Itapevi irá realizar palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama e promoverá uma campanha interna de autoexame entre os funcionários. Já o Hospital Geral de Carapicuíba irá disponibilizar exames de mamografia para as colaboradoras com mais de 40 anos e realizará a palestra “5 Pilares para uma vida saudável”.

Em Rio Preto, o Hospital Estadual João Paulo II, referência no atendimento regional, contará com uma iluminação especial. Além disso, haverá palestra sobre conscientização e importância em fazer o exame de mamografia. Os AMEs da região contarão com serviços especiais no mês.

Na região de Araçatuba, o Hospital Estadual de Mirandópolis realizará diversas atividades com orientações sobre a prevenção do câncer de mama nas dependências da unidade.

Em Ribeirão Preto, Centro de Referência da Saúde da Mulher (MATER), de Ribeirão Preto, programou para este mês uma roda de conversa. Assim como o Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, que também terá uma ação de corte de cabelo para doação.

Na região do Vale do Paraíba, o Hospital Regional de São José dos Campos disponibilizará cartazes informativos. No Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, também haverá palestras, com recepção de músicos voluntários.

Em Bauru, o Hospital Estadual de Bauru, referência no atendimento na região, realizará o já tradicional Mutirão Outubro Rosa de Exame Clínico da Mama. Já o Centro de Atenção Integral à Saúde(CAIS), localizado na cidade de Lins, também realizará diversas atividades.

Em Presidente Prudente, o Hospital Estadual, referência no atendimento regional, contará com uma decoração especial e uma contadora de histórias no serviço, onde também serão compartilhados relatos de superação na luta contra o câncer de mama. O Hospital Regional de Presidente Prudente realizará palestras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento; além de atendimento especial para com as colaboradoras da unidade. Já o Hospital Porto Primavera promoverá um concurso de frase para a campanha Outubro Rosa, além de uma palestra sobre o tema.

Na região da Baixada e do Vale do Ribeira, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II realiza uma série de rodas de conversas, além de exames preventivos de ultrassom. Já o Hospital Regional de Registro, no Vale do Ribeira, contará com dinâmicas e orientações sobre prevenção.

No mês de outubro, o AME Tupã realizará um “quiz” de perguntas e respostas sobre o tema para os pacientes, com brindes aos participantes. A unidade participa também do Corujão da Saúde, que oferece mamografia a pacientes, além de ultrassonografia e endoscopia na região de Marília.

No mês de outubro, os hospitais estaduais da região de Cotia irão promover diversas atividades, palestras e workshops em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

Durante todo o mês, o Hospital Estadual de Franco da Rocha terá iluminação especial em áreas externas, além de promover palestras e roda de discussões. O Hospital Estadual de Francisco Morato também realizará palestras. Um dos destaques do mês será o 8° Passeio Ciclístico e Caminhada Ecológica promovido pelo Complexo Hospitalar do Juquery.

Para conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Estadual de Sumaré, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, montou uma programação especial para o “Outubro Rosa”.

Para conscientizar e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, unidades da Secretaria de Estado da Saúde da região de Sorocaba montaram uma programação especial para o “Outubro Rosa”.

“Mulheres de Peito”

O Governo do Estado incentiva a realização da mamografia para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama com o programa “Mulheres de Peito”, composto por serviços fixos e quatro carretas itinerantes que circulam por todo o território paulista, facilitando o acesso aos serviços (confira abaixo os destinos e datas deste mês).

O serviço oferece exames de mamografia gratuitamente, sem necessidade de pedido médico para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai de 48 horas a 15 dias após a realização do exame, dependendo da complexidade de cada caso. Desde 2014, já foram realizadas 212 mil exames de mamografia em diversas regiões do Estado.

Além disso, o Estado disponibiliza um callcenter para agendamento telefônico do exame (0800-779-0000). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesse caso, o exame é feito num dos mais de 200 serviços de mamografia fixos do SUS paulista, como AMEs, hospitais e clínicas.

carreta