Pular para o conteúdo

Pacientes com câncer devem ter cuidados especiais no inverno

 Medicamentos usados em quimioterapia costumam acentuar sensibilidade ao frio e reduzir imunidade, com risco de infecções respiratórias, alerta o Icesp

Com a chegada do inverno, os pacientes que estão em tratamento oncológico devem ter atenção especial à saúde. O alerta é do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP.

Os medicamentos quimioterápicos costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando nos pacientes a sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas mãos e nos pés.

Para aliviar estes sintomas, é importante manter-se agasalhado e reforçar a proteção das extremidades com o uso de luvas, gorros, tocas de lã e meias grossas. O consumo de chás e outras bebidas quentes também ajuda a manter a temperatura do corpo.

A medicação também provoca queda na imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias como resfriados e sinusites. Para prevenção, é essencial lavar bem as mãos com água e sabão, diversas vezes ao dia, além de evitar ambientes fechados e climatizados. Os pacientes que estão internados não devem receber visitantes que estejam com os sintomas da gripe.

Durante o inverno, a pele fica menos exposta, mas não está totalmente protegida dos raios solares. “O uso de filtro solar (FPS 15, no mínimo) não deve ser dispensado nem no tempo frio”, explica a oncologista clínica do Icesp, Maria Del Pilar Esteves Diz.

Outras recomendações simples, mas importantes, são o consumo de alimentos frescos – de procedência confiável – e hidratação regular com ingestão de água e outros líquidos.

Quem for viajar viajar deve continuar seguindo todas as recomendações médicas e, principalmente, não se esquecer de levar todos os remédios prescritos pelo especialista. “Mesmo fora de casa, o tratamento não pode ser interrompido sem que haja indicação clínica”, reforça Pilar.